Geral
Projeto de pesquisa do campus é premiado na Mostra Científica da 13ª Bienal da UNE
Participar da Mostra Científica da 13ª Bienal da União Nacional dos Estudantes, no Rio de Janeiro, já era motivo de expectativa e alegria para Eduarda de Souza dos Santos, estudante do 4º ano do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Farroupilha. Mas ser premiada com o 1º lugar na categoria Educação – a única do Rio Grande do Sul – foi motivo de surpresa e orgulho: “Eu lembro que fiquei por um tempo estática, aí depois foi ‘nossa, eu ganhei um prêmio’, e finalmente: ‘eu fui premiada na Bienal da UNE, é o maior encontro de estudantes da América Latina!'”.
Eduarda apresentou, no evento que ocorreu entre os dias 2 a 5 de fevereiro de 2023, o projeto de pesquisa do qual foi bolsista durante 2022: Teorias do currículo e o “Novo Ensino Médio”: implicações sobre as atividades docentes na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas nas escolas estaduais de Farroupilha/RS. A ação foi coordenada pelo professor Osmar Lottermann.
“Até agora eu fico pensando no tamanho dessa premiação, e é incrível perceber que o prêmio foi para um projeto sobre teoria de currículo, sobre o Novo Ensino Médio, que são pautas extremamente cotidianas que a sociedade tem muito pouco conhecimento sobre. Além disso, o Rio Grande do Sul ser premiado é uma prova de que o Estado se importa com tecnologia e pesquisa, o que vai de encontro com a fama de que o RS é negacionista e contra a ciência. Eu ser premiada é prova de que estudar vale a pena, educação vale a pena, pois mudou a minha vida”, explana Eduarda.
O projeto
Com a diversificação e a flexibilização do currículo do “Novo Ensino Médio”, pelo Plano Nacional de Educação, a pesquisa do campus apresentada na Bienal da UNE procurou investigar: qual a contribuição das teorias de currículo para os professores e professoras da área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas das escolas estaduais de Farroupilha-RS, no enfrentamento dos desafios colocados pela reforma que introduziu o “Novo Ensino Médio”. Além disso, em que sentido essas teorias fazem parte do universo de pensamento e elaboração no cotidiano das atividades docentes. “Embora realizada com um público alvo bastante específico, a pesquisa apontou questões que serão analisadas com maior profundidade no prosseguimento dos estudos. A premiação é algo que distingue a formação que os nossos estudantes têm no IFRS – Campus Farroupilha. Fiquei muito feliz pelo reconhecimento do nosso trabalho.”, comenta o docente.
O evento
A Bienal da UNE é um festival de cultura, arte, ciência e tecnologia que mapeia, conecta e apresenta o que tem sido produzido dentro e fora das universidades brasileiras. Realizada desde 1999, o evento é organizado em conjunto com a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (Ubes), a Associação Nacional de Pós-Graduandos (Anpg) e a Organização Continental Latino Americana e Caribenha dos Estudantes (Oclae).