Extensão
Projeto de Extensão leva robótica e programação a estudantes da rede pública
Como parte das ações de extensão do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFRS – Campus Farroupilha, a Escola Municipal de Ensino Fundamental Antônio Minella, recebeu uma atividade de acesso ao conhecimento em ciência e tecnologia por meio de uma abordagem prática, colaborativa e acessível.
A iniciativa ocorreu no dia 30 de junho para os anos finais do fundamental da escola, e foi conduzida pelos professores da engenharia André Meurer, Rafael Corrêa e Daniela Bellaver e estudantes do primeiro semestre.
Na primeira parte do encontro, os alunos da graduação atuaram como mediadores do conhecimento, apresentando conceitos básicos de programação por blocos aos estudantes da escola. Utilizando uma linguagem visual e simplificada, os universitários demonstraram como os comandos se organizam e como podem ser usados para controlar o comportamento de robôs e sistemas automatizados. A metodologia adotada buscou tornar a programação compreensível e estimulante, mesmo para quem nunca havia tido contato com esse tipo de conteúdo, de acordo com o professor André.
Na segunda etapa, foi realizada uma competição em equipes. Cada uma ficou responsável por programar um carrinho robô autônomo, cujo desafio era percorrer um trajeto definido no menor tempo possível, mantendo-se dentro do percurso. A equipe vencedora foi aquela cujo robô completou o maior número de voltas corretamente em menos tempo. A ideia foi incentivar o raciocínio lógico, a criatividade e o trabalho em equipe, ao mesmo tempo em que permitiu aos alunos universitários aplicarem na prática os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
“A interação entre os estudantes da universidade e da educação básica gerou um ambiente de aprendizagem mútuo, no qual todos se beneficiaram com a troca de experiências. Para os alunos da escola, o contato com a robótica e a programação ampliou horizontes e despertou o interesse por áreas da ciência e da tecnologia. Já para os universitários, a oportunidade de ensinar e aplicar seus conhecimentos em um contexto real contribuiu para o desenvolvimento de habilidades técnicas, sociais e pedagógicas”, ressalta o professor.