Início do conteúdo

Projeto do Campus Farroupilha busca apoio do legislativo municipal para competição internacional


Andar longas distâncias consumindo a menor quantidade de combustível possível é um sonho para muitos brasileiros, tanto os que utilizam automóveis quanto os que fazem uso do transporte público. Além disso esse também é um desafio que tira o sono de centenas de futuros engenheiros brasileiros e do exterior que se reúnem anualmente na maior competição de eficiência energética da América Latina, a Shell Eco-marathon.

Para participar desta competição, que ocorre em setembro no Rio de Janeiro, a Equipe Lanceiros Negros Eficiência, do IFRS – Campus Farroupilha buscou apoio do Poder Legislativo da cidade. Um grupo de vereadores visitou a instituição nesta segunda-feira, dia 29 de julho, para conhecer o projeto e conversar com os responsáveis pelo trabalho.

O apoio da Câmara Municipal de Vereadores virá em forma de projeto de lei municipal para o custeio da viagem, que será votado na casa legislativa em sessão ordinária a ser realizada nesta terça-feira, dia 30 de julho de 2019.

Sobre a Shell Eco-marathon

A iniciativa teve início em 1939, quando funcionários da companhia nos Estados Unidos fizeram uma disputa sobre quem conseguiria percorrer a maior distância possível com a mesma quantidade de energia. Em 1985, a competição se tornou oficial. Desde então, ela se expandiu para outros dois continentes, Ásia e Europa, incluindo categorias em diversos tipos de combustíveis. Em 2016, a competição teve a sua estreia na América Latina, na cidade de São Paulo, e desde 2017 é realizada no Rio de Janeiro. Os campeões de cada categoria garantem vaga na Shell Eco-marathon Américas, que ocorre nos Estados Unidos.

Fim do conteúdo