Início do conteúdo

Projeto ByBus realiza nova etapa


O IFRS – Campus Farroupilha, em conjunto com a Biblioteca Pública Olavo Bilac, está organizando uma nova força-tarefa do Projeto ByBus, para dar continuidade às atividades que foram iniciadas no final de 2017. O trabalho se dá de forma voluntária. As atividades do projeto se referem ao mapeamento das linhas/rotas oferecidas pelas empresas que detêm a concessão do transporte público, além da organização, padronização e digitalização desta informações no formato padrão de informações de trânsito (GTFS).

Aos participantes serão oferecidos certificados de participação.

 


INFORMAÇÕES IMPORTANTES PARA A FORÇA-TAREFA 2018
Página para inscrições (além de detalhes mais completos sobre o projeto): bit.ly/bybus-farroupilha
Período para inscrições: até dia 03 de dezembro de 201811
Período destinado às atividades do projeto: entre os dias 03 e 20 de dezembro de 2018.


 

O projeto se constituiu como uma cooperação entre o IFRS Campus Farroupilha e a Biblioteca Pública Olavo Bilac. Como suporte organizacional e técnico para as atividades, são parceiros também a ONG Caravan Studios, a empresa Trillium Transit Soluctions (ambas localizadas nos Estados Unidos), além da empresa Bento Transportes, a qual opera a maior parte do transporte público no município de Farroupilha.

 

Sobre o projeto

O ByBus é um projeto que tem como objetivo viabilizar um aplicativo mobile para a melhoria da disponibilização de informações acerca do transporte público no município Farroupilha. Este projeto está sendo desenvolvido pela ONG americana Caravan Studios, a qual trabalha com desenvolvimento de aplicativos em parceria com as bibliotecas públicas de municípios selecionados. O foco da Caravan Studios é o projeto de aplicativos como resolução de demandas oriundas da sociedade.

O projeto tem uma demanda para o mapeamento exato das paradas de ônibus dos itinerários gerenciados, em Farroupilha, pela empresa Bento Transportes. Não há por parte da empresa responsável pela concessão, nem por parte do poder público, o gerenciamento destas informações em formato digital, tampouco no formato padrão exigido pelo sistemas de gerenciamento de informações de trânsito: formato GTFS (General Transit Feed Specification).

Como produto final do projeto ByBus, este mapeamento será disponibilizado em uma base de dados mundial, de onde os mais diferentes aplicativos que proporcionam o serviço de visualização das informações dos sistemas de transporte públicos poderão fazer a extração dos mesmos para seus aplicativos. O objetivo é oferecer suporte do transporte público de Farroupilha para os aplicativos Google Mapse Transit; ambos disponíveis de forma gratuita nas lojas de aplicativos para os sistemas Android e iOS.

 

O que já foi realizado?

No ano de 2017 uma força-tarefa foi constituída, como esforço inicial do projeto, reunindo mais de 30 voluntários (entre alunos, servidores e professores do IFRS), coordenados pela equipe multidisciplinar formada por profissionais da Biblioteca Pública Olavo Bilac, o gestor de projetos da Caravan Studios, Richard Abisla, e especialistas da Trillium Transit Soluctions, Aaron Antrim e Chris Perry. Este esforço coletivo possibilitou o mapeamento e padronização de 50% das informações das rotas do transporte público municipal de Farroupilha/RS. No primeiro semestre de 2018 foi encaminhado o suporte ao aplicativo Transit a estes dados já mapeados. Para o suporte pelo aplicativo Google Maps, procedimentos burocráticos envolvendo o poder público de Farroupilha estão sendo vencidos e espera-se que, em breve, os dados já possam ser visualizados por mais esta plataforma.

Fim do conteúdo