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Professora do IFRS – Campus Farroupilha conquista medalha de ouro na Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio


A professora Ruana Schneider, docente do IFRS – Campus Farroupilha, conquistou medalha de ouro na 2ª Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPMbr). O resultado foi anunciado no último sábado, dia 8 de novembro de 2025, durante uma live no canal da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). A competição reuniu cerca de 1.200 docentes de todo o país, dos quais apenas 20 receberam a medalha de ouro. Ruana foi a única professora da Região Sul a alcançar a premiação máxima.

A OPMbr é composta por três fases:

• 1) Questionário e uma avaliação didática online (realizada em junho);

• 2) Produção de um vídeo de até cinco minutos sobre a prática docente (em agosto);

• 3) Entrevista com o comitê acadêmico (em setembro).

De acordo com Ruana, a olimpíada não avalia apenas o domínio matemático, mas também as estratégias pedagógicas e a reflexão sobre o ensino da disciplina: “Na prova, por exemplo, havia questões sobre possíveis lacunas de aprendizagem dos alunos e sobre como agir para reforçar determinados conteúdos. Foi bem interessante fazer a prova, me senti como meus alunos participando de olimpíadas”, relata a professora.

Na segunda fase, Ruana apresentou um vídeo sobre sua trajetória docente e os projetos desenvolvidos no IFRS, como a ação de extensão “Programa de Iniciação Científica (PIC) da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep)”, a qual a professora coordena desde 2019 no Campus Farroupilha.

Premiação

Como parte da premiação, os medalhistas de ouro participarão, em 2026, de uma imersão de 15 dias em Xangai, na China, para conhecer o sistema educacional chinês e suas metodologias de ensino de Matemática, pois Xangai é reconhecida mundialmente por liderar os índices do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA). Também está prevista uma cerimônia em Brasília para a entrega oficial das medalhas de ouro.

“Fiquei muito feliz com o reconhecimento e acredito que ele serve como mais uma forma de incentivo aos nossos estudantes. A cultura olímpica não é apenas uma competição, mas uma forma de vencer os próprios desafios e incentivar o interesse pela Matemática. Além disso, este intercâmbio será uma grande oportunidade para conhecer novas práticas que poderei adotar e compartilhar no futuro”, conclui Ruana.

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