Início do conteúdo

Professora do Campus Farroupilha ministra aula aberta


Na próxima segunda-feira, dia 25 de maio de 2020, a professora Samantha Dias de Lima, do curso de Licenciatura em Pedagogia, ministra a aula aberta online “A Utilidade do Inútil”.

Inspirada pela obra homônima do autor Nuccio Ordine, a aula contará com a participação especial dos professores Júlio Xandro Heck, Reitor do IFRS, e Carine Loureiro, do IRFS – Campus Porto Alegre. O encontro ocorre pela ferramenta Google Meet a partir das 19h30 e poderá ser acessado pelo link meet.google.com/wne-azbp-tft.

Para os interessados em realizar uma leitura prévia do tema e saber mais sobre a obra e o autor a professora disponibiliza material extra, que pode ser solicitado pelo e-mail [email protected].

Sobre a obra

Em “A Utilidade do Inútil”, o filósofo italiano Nuccio Ordine procura mostrar como acúmulo desmedido de posses e bens acaba por murchar o espírito das pessoas e o perigo que isso causa para a cultura e a sociedade.

Neste sentido, o autor reúne citações de diversos filósofos e escritores para fortalecer a discussão sobre os saberes inúteis, ou seja, aqueles que não geram lucro imediato ou visível. São trechos que vão de Aristóteles, Platão, Montaigne e Kant a Shakespeare, Victor Hugo, Charles Dickens, Italo Calvino e David Foster Wallace.

“No universo do utilitarismo, um martelo vale mais que uma sinfonia, uma faca mais que um poema, uma chave de fenda mais que um quadro: porque é fácil compreender a eficácia de um utensílio, enquanto é sempre mais difícil compreender para que podem servir a música, a literatura ou a arte”, afirma Ordine na introdução da obra.

Fim do conteúdo