Professor do campus é representante do IFRS em encontro nacional

O coordenador de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do Campus Farroupilha, Rafael Corrêa, participa da Capacitação de Instrutores na área de Eficiência Energética em Edificações e é o representante do Instituto Federal do Rio Grande do Sul no encontro, que ocorreu neste mês em Brasília, no Campus Samambaia do Instituto Federal de Brasília. O próximo será em Florianópolis no Instituto Federal de Santa Catarina, em 23 a 27 de abril.

A capacitação contou com representantes de diversos IFs do Brasil e capacitação com a ministrante Maria Odete de Almeida, que é portuguesa, engenheira mecânica, com experiência em consultorias na área de eficiência energética em edificações no setor privado.

No primeiro módulo do curso foram estudadas ações a serem adotadas em edificações novas e antigas, que podem contribuir para uma redução no consumo energético (ventilação natural e forçada; condicionadores de ar e aquecedores; materiais para paredes, piso e teto; etc.), além da aplicação de energias renováveis.
De acordo com Corrêa, Para a aplicação desses conceitos, realizou-se o diagnóstico energético de um dos prédios do IFB Campus Samambaia e, a partir desse levantamento, ações de eficiência energética e energias renováveis foram propostas:
Minha expectativa para o segundo módulo, que ocorrerá de 23 a 27 de abril no IFSC Campus Florianópolis, é bastante positiva. Será realizado o diagnóstico energético a proposição de ações corretivas em edifícios comerciais da cidade e os resultados serão apresentados aos gestores. A experiência no curso está sendo ótima. Além do aprendizado em si, que poderá ser trazido para o IFRS na forma de cursos FIC, disciplinas regulares ou cursos de especialização, o espaço permite uma troca de experiências com profissionais de outros IFs. Assim, conhecemos melhor a realidade da Rede Federal e estabelecemos contatos para trabalhos futuros.
Capacitação de Instrutores na área de Eficiência Energética em Edificações no IFB

[Comunicação IFRS Campus Farroupilha – comunicacao@farroupilha.ifrs.edu.br – colaborou com o texto: Rafael Corrêa – fotos: arquivo pessoal/Rafael Corrêa]