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Presença feminina nas ciências exatas é pauta em encontro on-line, projeto e mídia


O ciclo 2020 do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) do IFRS – Campus Farroupilha encerra-se no dia 18 de março, às 18h, com um especial encontro virtual. Na oportunidade, a professora Elisangela Muncinelli Caldas Barbosa, docente na área de química do campus, vai conversar sobre o projeto de pesquisa Representatividade Feminina nos Cursos de Informática do IFRS, com foco nos campi Bento Gonçalves, Farroupilha e Feliz. O evento também contará com a participação da professora Simone Vieira, que vai trazer o tema da tese de doutorado em que está trabalhando: Gênero, Violência e Educação Inclusiva. 

Interessados em participar do encontro on-line do Nepgs podem encaminhar um e-mail solicitando o link. O endereço é: [email protected]

Pesquisa sobre representatividade feminina

O tema sobre mulheres na ciência vem sendo pautado cada vez mais em eventos e projetos no IFRS. A presença feminina é majoritária nas áreas de saúde e educação, mas, em contraste, na Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, sigla em inglês) elas são minorias. 

Em trecho do trabalho apresentando no 6º PEnsE, a professora Elisângela e o grupo da pesquisa afirmam: “Há uma robusta produção científica que aponta para a construção de estereótipos de gênero como um dos fatores responsáveis pela exclusão das mulheres destas carreiras. A construção de estereótipos de gênero se inicia na interação com a família passando pela escola e se estende pelas relações como um todo. Nesse sentido, a escola tem a função social de desconstruir estereótipos de gênero e fomentar práticas educativas que naturalizem a participação das meninas nas áreas de STEM”. (Representatividade Feminina nos Cursos relacionados à Computação dos Campi Bento Gonçalves, Farroupilha e Feliz, do IFRS, de autoria da estudante Kauana Balbinot, e servidores: Elisangela Muncinelli Caldas Barbosa, Daniela De Campos, Juliane Donadel, Lucinda Arsego).

A discussão levantada pela docente e o projeto também foram pautas no Jornal do Engenheiro, publicação do Sindicato dos Engenheiros no Estado de São Paulo. Confira: 

Por mais mulheres nas carreiras ligadas a ciência e tecnologia

Engenharia também é lugar de mulher

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