Geral
Pibid promove novas experiências pedagógicas e fortalecem vínculos com a Escola Cinquentenário neste segundo semestre de 2025
O segundo semestre de 2025 foi marcado por muita energia, criatividade e aprendizado para as estudantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (Pibid) do IFRS – Campus Farroupilha. Atuando na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinquentenário, as 16 pibidianas – estudantes do curso de Licenciatura em Pedagogia – vivenciaram práticas que uniram teoria e experiência em sala de aula, sob a orientação das professoras Carina Malonn e Samantha Dias de Lima.
• Mais: veja como foi o Pibid durante o primeiro semestre (aqui)
As primeiras atividades do semestre destacaram-se por momentos de troca e ludicidade. Em meio a risadas e descobertas, os alunos participaram de vivências que integraram leitura, escrita, arte, natureza e imaginação, sempre em um ambiente acolhedor e colaborativo. Entre as ações desenvolvidas, destacaram-se as atividades ao ar livre, como a construção de uma horta de flores, que incentivou o cuidado com o meio ambiente e o trabalho coletivo, conforme relato das pibidianas.
Em sala de aula, as crianças também se dedicaram à produção de textos e leitura, explorando especialmente o gênero notícia. Essa proposta, segundo as acadêmicas, estimulou o desenvolvimento da escrita e o olhar crítico sobre o mundo, ampliando o repertório dos estudantes e aproximando-os das práticas comunicativas.
O Pibid vem colaborando com a formação docente e com a construção de experiências educativas transformadoras: “As pibidianas colocaram em prática planejamentos que valorizaram a participação ativa dos estudantes, o trabalho em grupo e o vínculo afetivo com o conhecimento. Cada encontro fortaleceu a relação entre teoria e prática”, comenta estudante de Pedagogia, Marina Potrich.
O programa
O Pibid tem entre seus objetivos incentivar a formação de professores para a educação básica, aproximar a universidade da escola pública e proporcionar vivências que integrem teoria e prática pedagógica, contribuindo para a valorização do magistério e o fortalecimento da educação pública.
A iniciativa é da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), do Ministério da Educação (MEC). O programa busca inserir estudantes de licenciatura no cotidiano de escolas públicas, promovendo a aproximação entre teoria e prática e contribuindo para a formação de professores.