Início do conteúdo

Pibid promove experiências transformadoras na Escola Municipal Cinquentenário


Um grupo composto por 16 alunas do curso de licenciatura em Pedagogia e participantes do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID) vem desenvolvendo um trabalho pedagógico e colaborativo na Escola Municipal Cinquentenário, de Farroupilha-RS, ao longo deste semestre. A equipe, orientada pela professora Caroline de Morais, foi dividida entre duas turmas da instituição: quatro duplas atuam com uma turma do 2º ano, orientadas por uma professora regente, enquanto as outras quatro estão inseridas em uma turma do 1º ano, sob supervisão de um professor.

As “pibidianas”, como elas se denominam, participaram de observações em sala de aula, reuniões pedagógicas e, o mais importante: realizaram aulas práticas e se engajaram em diversas atividades escolares. Entre os destaques, está a colaboração no evento especial Dia do Cinema, promovido pela escola. A ação proporcionou, segundo as estudantes de Pedagogia, uma rica vivência de integração entre os bolsistas e a comunidade escolar, fortalecendo o vínculo com os alunos e ampliando o apoio às iniciativas da instituição.

As ações do PIBID na Escola Cinquentenário seguem até o fim do projeto, com foco no fortalecimento da aprendizagem e no desenvolvimento integral das crianças. O trabalho, de acordo com as bolsistas, é desenvolvido e pensado de maneira lúdica, interativa e alinhada à proposta pedagógica da escola, abordando temas fundamentais da educação básica.

Principais eixos trabalhados

• Leitura e escrita: Com atividades como contação de histórias, interpretação de textos e produção de pequenos textos, o objetivo foi incentivar o gosto pela leitura e a criatividade na escrita desde os primeiros anos escolares.

• Matemática: Jogos e dinâmicas com números, formas geométricas, noções de quantidade e operações básicas ajudaram a estimular o raciocínio lógico e o pensamento crítico dos estudantes.

• Educação socioemocional: As duplas promoveram rodas de conversa, dinâmicas de grupo e atividades de convivência que trabalharam valores essenciais como respeito, empatia, cooperação e escuta ativa.

• Arte e expressão corporal: As crianças participaram de momentos de expressão artística por meio de desenhos, pinturas, músicas e brincadeiras, favorecendo também o desenvolvimento da coordenação motora e da criatividade.

• Temas transversais: Questões como meio ambiente, higiene pessoal e diversidade cultural também foram abordadas, promovendo reflexões relevantes e aprendizagens significativas. Inclusive, uma das duplas planejou atividades específicas sobre bullying e aplicará uma aula especial durante a Semana do Meio Ambiente.

Formação docente na prática

As atividades foram cuidadosamente adaptadas às faixas etárias e necessidades de cada turma, sempre com a mediação das professoras regentes e o acompanhamento atencioso das bolsistas do PIBID, explica as bolsistas. Para as futuras professoras, o projeto representa uma oportunidade valiosa de vivenciar o cotidiano escolar, refletir sobre práticas pedagógicas e fortalecer sua formação inicial com experiências concretas em sala de aula.

Fotos: arquivo pessoal/estudantes PIBID

Fim do conteúdo