Pibid | Estudantes do curso de Pedagogia do campus colocam a teoria em prática na Escola Cinquentenário

“Uma experiência encantadora e, sem dúvidas, muito produtiva!”. Assim, Ana Paula Casa e Camila Decol resumem a vivência nas atividades do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência, o Pibid. Neste ano, elas e mais seis colegas do curso de Pedagogia do IFRS – Campus Farroupilha são bolsistas da iniciativa, que integra a Política Nacional de Formação de Professores do Ministério da Educação, com atividades na Escola Municipal de Ensino Fundamental Cinquentenário. A ideia é o aperfeiçoamento da formação de docentes em nível superior e a melhoria de qualidade da educação básica pública brasileira.

Os bolsistas do Pibid realizam atividades com as turmas do Ensino Fundamental da instituição parceira, contemplando diferentes aspectos de aprendizado: contação de histórias, atividades de alfabetização, acompanhamento da rotina no Atendimento Educacional Especializado (AEE), acompanhamento de aulas, entre outras dinâmicas pedagógicas. Segundo a docente de Pedagogia Caroline de Morais, os “pibidianos” também realizam encontros de estudos, de planejamento, de construção coletiva e de leituras acadêmicas como preparação para cada proposta desenvolvida na escola-campo. “As atividades desenvolvidas na escola Cinquentenário possibilitam aos acadêmicos uma vivência da rotina escolar, contemplando a realidade permeada por momentos diversos. Essas ações permitem que os bolsistas entendam o dinamismo da docência, adaptando atividades e reconhecendo a singularidade de cada turma. Com isso, a formação docente dos pibidianos é potencializada pela vivência em sala de aula, desenvolvendo conhecimentos teóricos e produzidos reflexões acerca do fazer docente.”, explica a professora.

Experiência para os estudantes de Pedagogia

Ana e Camila não haviam, até abril deste ano, desenvolvido atividades com a Educação Infantil e com as séries iniciais: “Em um primeiro contato, a contação de histórias nos proporcionou estar juntos, sentir o afeto das crianças. A obra literária escolhida para trabalhar com as crianças foi Bom Dia Todas as Cores, de Ruth Rocha, e nossa intenção era poder agregar à contação de história uma mensagem importante de cunho social, estimulando o respeito entre os colegas e as particularidades de cada um. Além disso, na prática realizada com as crianças, buscou-se libertar a essência de cada estudante, estimulando a criatividade e o trabalho coletivo”, comenta a dupla.

Os “pibidianos” seguem com atividades do programa, na Escola Cinquentenário, até março de 2024. Além de Ana e Camila, participam os discentes: Daniele Dias Schneider, Vinícius dos Santos Vieira, Jéssica Ramos, Tainá Martins da Cruz, Iandra do Socorro Pereira Alves e Vivian da Silva Castelo Branco.