Pesquisa realizada no campus ganha publicação em Revista Contexto & Educação da Unijuí

Artigo de pesquisa na área de educação executada com egressos de Ensino Médio oriundos de escolas públicas e matriculados em cursos técnicos subsequentes do IFRS – Campus Farroupilha está publicado na edição Revista Contexto & Educação, da Editora Unijuí (Qualis A2 em Ensino), publicada em setembro de 2020. O texto “Mediações do Conhecimento Escolar de Ensino Médio com o Conhecimento Científico, o Mundo do Trabalho e o Exercício da Cidadania” é assinado pela estudante Isabella Alves de Cesaro, egressa do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, pela discente Elisângela Siqueira, da Especialização em Educação, e orientado e coordenado pelo professor Osmar Lottermann. As estudantes foram voluntárias da pesquisa.

Confira aqui a publicação

A pesquisa, realizada entre 2018 e 2019, analisa os reflexos das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Ensino Médio de 1998 e de 2012 na vida dos egressos dessa etapa da educação básica brasileira. A pesquisa foi motivada pela recente reforma do Ensino Médio “cujo argumento é o de dar-lhe maior significado, ao mesmo tempo em que retoma a chamada ‘pedagogia das competências’”, explica o artigo, que considera relevante identificar as influências do Ensino Médio na formação dos jovens que ingressam no mundo do trabalho após a conclusão dessa escolaridade, além de saber em que medida se sentem habilitados para o exercício pleno da cidadania.