Início do conteúdo

Oficinas


Conheça as oficinas virtuais que serão oferecidas durante o 6º PEnsE: 

(clique no nome da oficina para mais detalhes)

INSCRIÇÕES NAS OFICINAS: Clique aqui

TURNO HORÁRIO 23/02/2021 24/02/2021 25/02/2021
TERÇA-FEIRA QUARTA-FEIRA QUINTA-FEIRA
MANHÃ 08h Scratch for Arduino (S4A): programação de Arduino utilizando a linguagem Scratch
(Duração: 4h)
App Inventor: programando aplicativos móveis de forma simples e online
(Duração: 4h)
TARDE 14h Oficina de inglês: Black Lives Matter
(Duração: 1h30min)
Aprendendo inglês com séries?! That’s crazy!
(Duração: 1h30min)
16h Banco de Questões do Moodle
(Duração: 2h)
NOITE 19h Fotografia: Técnicas, equipamentos e manipulação de imagens
(Duração: 2h)
Fotografia: Técnicas, equipamentos e manipulação de imagens
(Duração: 2h)
Fotografia: Técnicas, equipamentos e manipulação de imagens
(Duração: 2h)
19h Compreender a diversidade sexual e de gênero como legítimos processos de constituição, definindo conceitos e minimizando controvérsias
(Duração: 3h)
Princípios de acolhimento e integração de refugiados e imigrantes no Brasil
(Duração: 3h)
Introdução ao Arduino e Simulação
(Duração: 2h)
19h Maus-tratos aos animais: visão atual
(Duração: 2h)

 

CONFIRA A DESCRIÇÃO COMPLETA DAS OFICINAS

OFICINA: Introdução ao Arduino e Simulação

DATA: 25/02/2021 – 19h

MINISTRANTE: Gustavo Künzel

DESCRIÇÃO: Esta oficina tem como objetivo introduzir o uso do Arduino para o desenvolvimento de protótipos e projetos eletromecânicos. A oficina será realizada com uso de um ambiente de simulação online (Tinkercad) onde o participante poderá montar circuitos simples, realizar a programação do Arduino, e visualizar o funcionamento do mesmo. Serão apresentados detalhes do funcionamento do Arduino, funções básicas de configuração de entradas e saídas e periféricos, exemplos e exercícios. Além disso, serão apresentados sites e portais onde o aluno poderá seguir estudando e aprofundando seus conhecimentos.
Infraestrutura digital necessária: Computador com navegador e acesso à internet

PÚBLICO ALVO Ensino médio/técnico, Ensino superior

PRÉ-REQUISITO: Conhecimentos básicos de programação, linguagem C ou Java, conceitos básicos de eletricidade.

LINK DE ACESSO À OFICINA VIRTUAL (Google Meet):

INSCRIÇÕES: Clique aqui

Voltar ao topo


OFICINA: Scratch for Arduino (S4A): programação de Arduino utilizando a linguagem Scratch

DATA: 24/02/2021 – 08h

MINISTRANTE: Rafael Corrêa

DESCRIÇÃO: Tópicos: 1. Apresentação do Scratch e S4A; 2. Instalação do S4A; 3. Programação de Arduino utilizando linguagem Scratch. Atividades: mão-na-massa utilizando o S4A, IDE do Arduino e o Arduino

INFRAESTRUTURA DIGITAL NECESSÁRIA: 1. Computador com a IDE do Arduino (https://www.arduino.cc/en/software) e o S4A (http://s4a.cat/) instalados. 2. Conhecimentos básicos de eletrônica e programação de Arduino. 3. Preferencialmente, um Arduino (Uno, Mega, Nano etc.) e seu cabo de comunicação com o PC

PÚBLICO ALVO: Ensino fundamental, Ensino médio/técnico, Ensino superior

PRÉ-REQUISITO: Não há

LINK DE ACESSO À OFICINA VIRTUAL (Google Meet):

INSCRIÇÕES: Clique aqui

Voltar ao topo


OFICINA: App Inventor: programando aplicativos móveis de forma simples e online

DATA: 25/02/2021 – 08h

MINISTRANTE: Rafael Corrêa

DESCRIÇÃO: Tópicos: 1. Apresentação do App Inventor; 2. Programação de aplicativos móveis utilizando o App Inventor; 3. Emulação do aplicativo no smartphone. Atividades: mão-na-massa utilizando o App Inventor e um smartphone.
Infraestrutura digital necessária: Computador com acesso à internet e smartphone com sistema operacional Android.

PÚBLICO ALVO: Ensino fundamental, Ensino médio/técnico, Ensino superior

PRÉ-REQUISITO: Não há.

LINK DE ACESSO À OFICINA VIRTUAL (Google Meet):

INSCRIÇÕES: Clique aqui

Voltar ao topo


OFICINA: Compreender a diversidade sexual e de gênero como legítimos processos de constituição, definindo conceitos e minimizando controvérsias

DATA: 23/02/2021 – 19h

MINISTRANTES: Deisi Noro, Eduarda de Souza dos Santos e Thaís Fernanda Ferraz.

DESCRIÇÃO: Oficina da diversidade; Fluidez de gênero; Transgeneridade; Bissexualidade; Assexualidade.

INFRAESTRUTURA DIGITAL NECESSÁRIA: Acesso à internet.

PÚBLICO ALVO: Ensino médio/técnico, Ensino superior, Comunidade externa.

PRÉ-REQUISITO: Não há.

LINK DE ACESSO À OFICINA VIRTUAL (Google Meet):

INSCRIÇÕES: Clique aqui

Voltar ao topo


OFICINA: Oficina de inglês: Black Lives Matter

DATA: 24/02/2021 – 14h

MINISTRANTE(S): Amanda Ariotti Arsego e Guilherme Sokoloski Fanton

DESCRIÇÃO: Nesta oficina, o estudante poderá aprender e praticar inglês por meio de atividades produzidas ao longo do projeto “English is fun”. A oficina abordará a temática muito atual do movimento “Black lives matter” (Vidas negras importam”) juntamente com questões linguísticas e culturais. Começaremos contextualizando a discussão por meio de uma atividade sobre Martin Luther King e o movimento pelos direitos civis nos Estados Unidos, trabalharemos com manchetes de jornais sobre os fatos recentes que reacenderam esse debate, discutiremos sobre algumas campanhas de conscientização sobre o tema e encerraremos com uma música “This is America” de Childish Gambino.

INFRAESTRUTURA DIGITAL NECESSÁRIA: Acesso à internet.

PÚBLICO ALVO: Ensino médio/técnico, Convidados que desejam participar da oficina, alunos do ensino superior ou comunidade externa.

PRÉ-REQUISITO: Ter conhecimento de inglês pré-intermediário.

LINK DE ACESSO À OFICINA VIRTUAL (Google Meet):

INSCRIÇÕES: Clique aqui

Voltar ao topo


OFICINA: Princípios de acolhimento e integração de refugiados e imigrantes no Brasil

DATA: 24/02/2021 – 19h

MINISTRANTE(S): Enselot Joachin, Jonel Pierre, Serigne Khassim Mbaye, Cher Cheikh, Eduarda Portella Gallina, Isabelle Vogt Biasio, Marina Alves Cavinato, Mateus Gabriel Cabral Bezerra, Minéia Frezza , Monica de Souza Chissini, Lucilene Bender de Sousa, Carina Fior Postingher, Diane Blank Bencke, Ana Cristina Ostermann, Márcia Del Corona e Graziela Hoerbe Andrighetti

DESCRIÇÃO: A oficina abordará as experiências dos ministrantes, que são imigrantes Haitianos e Senegaleses residentes no Rio Grande do Sul, em relação a iniciativas de acolhimento e integração nas comunidades em que vivem. O objetivo dessa atividade é fomentar a discussão sobre a necessidade de se fortalecer a política local de integração para imigrantes e refugiados e capacitar as pessoas envolvidas no acolhimento e integração dessa população no Brasil.

INFRAESTRUTURA DIGITAL NECESSÁRIA: Acesso à internet.

PÚBLICO ALVO: Toda a comunidade, especialmente as pessoas envolvidas no acolhimento e integração de imigrantes e refugiado.

PRÉ-REQUISITO: Não há.

LINK DE ACESSO À OFICINA VIRTUAL (Google Meet):

INSCRIÇÕES: Clique aqui

Voltar ao topo


OFICINA: Maus-tratos aos animais: visão atual

DATA: 25/02/2021 – 19h

MINISTRANTE(S): Arlene Schinestzki Lazzari e Delma Tânia Bertholdo

DESCRIÇÃO: Esta oficina pretende trazer à luz a discussão a Lei de maus-tratos aos animais e sua aplicação no dia-a-dia: como reconhecer uma situação de maus-tratos? Como proceder? Quais as consequências para a sociedade e para ao município? Quais políticas públicas podem ser implantadas para diminuir os maus-tratos? Nesta oficina serão apresentados alguns casos ocorridos na região e se fará a discussão da caracterização (ou não) de maus-tratos.
Infraestrutura digital necessária: Acesso à internet.

PÚBLICO ALVO: A todos os interessados na causa animal.

PRÉ-REQUISITO: Não há.

LINK DE ACESSO À OFICINA VIRTUAL (Google Meet):

INSCRIÇÕES: Clique aqui

Voltar ao topo


OFICINA: Aprendendo inglês com séries?! That’s crazy!

DATA: 25/02/2021 – 14h

MINISTRANTE(S): Lucilene Bender de Sousa, Mineia Frezza, Monica Chissini, Júnior de Arruda, Karina Marques Bianchi

DESCRIÇÃO: A oficina objetiva oferecer oportunidade para a aprendizagem e prática de inglês por meio de interações com produções culturais americanas. A oficina abordará a temática de aceitação às diferenças a partir das seguintes atividades: assistir parte de um episódio da série Glee, ouvir e fazer atividades com a música “I Was Born this way”, da cantora Lady Gaga, refletir e discutir sobre questões abordadas no episódio e na música como: diferenças, inseguranças, aceitação, características pessoais, nossas qualidades e defeitos.

INFRAESTRUTURA DIGITAL NECESSÁRIA: Acesso à internet.

PÚBLICO ALVO: Ensino médio/técnico.

PRÉ-REQUISITO: Básico de inglês.

LINK DE ACESSO À OFICINA VIRTUAL (Google Meet):

INSCRIÇÕES: Clique aqui

Voltar ao topo


OFICINA: Princípios de acolhimento e integração de refugiados e imigrantes no Brasil

DATA: 24/02/2021 – 19h

MINISTRANTE(S): Enselot Joachin, Jonel Pierre, Serigne Khassim Mbaye, Cher Cheikh, Eduarda Portella Gallina, Isabelle Vogt Biasio, Marina Alves Cavinato, Mateus Gabriel Cabral Bezerra, Minéia Frezza , Monica de Souza Chissini, Lucilene Bender de Sousa, Carina Fior Postingher, Diane Blank Bencke, Ana Cristina Ostermann, Márcia Del Corona e Graziela Hoerbe Andrighetti

PRÉ-REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃO: Não há

CARGA HORÁRIA: 2 horas

DESCRIÇÃO: A oficina abordará as experiências dos ministrantes, que são imigrantes Haitianos e Senegaleses residentes no Rio Grande do Sul, em relação a iniciativas de acolhimento e integração nas comunidades em que vivem. O objetivo dessa atividade é fomentar a discussão sobre a necessidade de se fortalecer a política local de integração para imigrantes e refugiados e capacitar as pessoas envolvidas no acolhimento e integração dessa população no Brasil

LINK DE ACESSO À OFICINA VIRTUAL (Google Meet):

INSCRIÇÕES: Clique aqui

Voltar ao topo


OFICINA: Fotografia: Técnicas, equipamentos e manipulação de imagens

DATA: 23-25/02/2021 – 19h

MINISTRANTE: Alexandre José Bühler

DESCRIÇÃO: Esta oficina de fotografia abordará os princípios básicos da fotografia técnica visando a operação de câmera ou smartphone em modo parcial ou totalmente manual. O curso tem como objetivo tornar o aluno apto a fazer a correta leitura do fotômetro da câmera, fazer correção específica nos casos em que o fotômetro falha e criar efeitos visuais necessários em alguns casos ou com propósitos artísticos em outros casos, controlando manualmente a abertura do diafragma, tempo de exposição, velocidade ISO e balanço de brancos. O curso também abordará as principais topologias de lentes e noções básicas de pós-processamento de imagem.
Infraestrutura digital necessária: Possuir um computador que permita assistir as aulas via plataforma de webconferência com algum software de edição de imagens instalado ou com possibilidade de instalação. No caso de não haver nenhum software de edição de imagens, será oferecido o suporte para instalação durante a oficina.

PÚBLICO ALVO: Ensino médio/técnico, Ensino superior, Público externo ao IFRS.

PRÉ-REQUISITO: Possuir algum equipamento que possibilite fotografar digitalmente.

LINK DE ACESSO À OFICINA VIRTUAL (Google Meet): http://meet.google.com/hxm-phcv-tkt

INSCRIÇÕES: Clique aqui

Voltar ao topo


OFICINA: Banco de Questões do Moodle

DATA: 25/02/2021 – 16h

MINISTRANTE(S): Murillo Azevedo

DESCRIÇÃO: Dedicada a professores, o momento será de dedicação à programação de questões usando as funções múltipla escolha, resposta curta, numérico, calculado, resposta embutida (cloze), e arrasta e solta de texto e imagem do Moodle.

INFRAESTRUTURA DIGITAL NECESSÁRIA: Computador com acesso à internet e login na plataforma Moodle.

PÚBLICO ALVO: Docentes que gerenciam cursos na plataforma Moodle.

PRÉ-REQUISITO: Informática básica.

LINK DE ACESSO À OFICINA VIRTUAL (Google Meet):

INSCRIÇÕES: Clique aqui

Voltar ao topo


 

Fim do conteúdo