Oportunidade | Projetos extraclasse do campus abrem seleção para estudantes bolsistas

Estudante: está a fim de participar de um projeto extraclasse e em uma área do seu interesse? E além disso, receber uma bolsa financeira? Está no ar novo edital de seleção de estudantes bolsistas em projetos de Pesquisa e Inovação, de Ensino, de Extensão e de ações Indissociáveis. As inscrições vão até 10 de março. Os valores das bolsas que o estudante poderá vir a receber variam de R$ 350 a R$ 770,00.

Veja como funciona a seleção e a inscrição no edital:

Edital de seleção de bolsistas 2024 (LEIA ATENTAMENTE)

Veja como será a seleção e requisitos de cada projeto

Conheça os títulos projetos:

Projetos de Ensino:

• Aprendizagem Baseada em Projetos: Uma Nova Estratégia de Ensino para a Construção do Conhecimento aos Estudantes de Engenharia Mecânica;
  • História e Literatura: entrelaçando saberes no Ensino Médio;
  • Laboratório de Contação de Histórias: estratégias literárias;
  • Monitoria de Lógica de Programação;
  • Monitoria Indígena: saberes e fazeres em diálogo;
  • Monitoria: um recurso didático para ensinar e aprender Matemática;
  • Planos Educacionais Individualizados (PEIs) para estudantes com NEE.

Projetos de Extensão:

• ContAÇÃO de histórias: formação literária;
  • Forma – ação: trajetórias docentes em construção;
  • IdeaLab – Laboratório de Fabricação Digital do IFRS;
  • Núcleo de Podcasts do IFRS;
  • Programa de Iniciação Científica da OBMEP/Conexão;
  • TechManufatura: Estudo do impacto da Manufatura Aditiva na Competitividade das indústrias da Serra Gaúcha;
  • Leituras e Vivências Afirmativas (Ações Afirmativas);
  • DTG Raízes e Cultura (Arte e Cultura).

Projetos de Pesquisa:

• Aprendizagens visíveis e Cultura Maker na Educação Básica;
  • Construção de recursos didáticos para as Engenharias: relação entre conceitos de ciência dos materiais e ensaios mecânicos;
  • Desenvolvimento de bioembalagens de amido de mandioca, visando a substituição de polímeros tradicionais, através do preparo de nanocompósitos de haloisita modificadas com líquidos iônicos;
  • Desenvolvimento de nanocompósitos de poliamida com retardante de chamas não- halogenado para a substituição do baquelite na obtenção de utensílios domésticos;
  • Design Generativo e Manufatura Aditiva: Uma Abordagem para Educação;
  • PNLD Literário: investigação dos elementos paratextuais;
  • Sistema de apoio à monitoração e manutenção das usinas fotovoltaicas do IFRS. Estudo de caso do Campus Farroupilha;
  • Teorias do currículo e o “Novo Ensino Médio”: implicações sobre as atividades docentes na área das Ciências da Natureza e suas Tecnologias nas escolas estaduais de Farroupilha RS.

Projetos Indissociáveis:

• LABPED: Laboratório pedagógico de experiências educativas Ano 4: expandindo territórios e consolidando saberes acerca do Ensino e da Aprendizagem na Educação Básica;
  • Polímeros Reforçados com Fibra de Vidro na Construção Civil: Um Caso de Estudo Integrando Pesquisa, Ensino e Extensão com o Setor Produtivo;
  • Vigas Compostas de Madeira e Polímero Reforçado com Fibra de Vidro: Inovação Sustentável de Edificações Ecologicamente Conscientes;

TÁ, MAS…

Para você que chegou há pouco, pode estar se perguntando: o que é projeto Pesquisa e Inovação? Projetos de Ensino? De Extensão?

Vamos lá! Confira a explicação de cada esfera para você entender bem:

⇒ Projetos de Pesquisa e Inovação: Projetos de pesquisa e inovação permitem o contato do estudante com a prática da pesquisa geradora de uma inovação tecnológica (produto ou processo). Representa a introdução do aluno ao desenvolvimento tecnológico e inovação, podendo levá-lo a engajar-se na prática da investigação inovadora. Contribui para o desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais, sempre sob a orientação e supervisão de um orientador. A iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação caracteriza-se como um meio para a execução de um projeto inovador, partindo-se de uma demanda da sociedade, contribuindo também para a formação pedagógica, levando o discente a aplicar o método científico, visando à introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas tecnologicamente novos ou melhores que os existentes.

⇒ Projetos de Ensino: são ações propostas por professores ou técnicos administrativos, realizadas de forma extracurricular, envolvendo estudantes com vistas à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem dos e nos cursos ofertados pelo campus. Essas ações favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes, proporcionando experiências significativas de iniciação científica e contribuindo expressivamente para a formação acadêmica dos estudantes.

⇒ Projetos de Extensão: A Extensão atua como uma “ponte” entre o conhecimento acadêmico, científico e tecnológico e a comunidade em que a instituição está inserida. Por meio desse relacionamento, busca articular diversas ações que buscam o desenvolvimento cidadão dos estudantes, o desenvolvimento socioeconômico e local, a superação de desigualdades entre outros objetivos expressos na política de extensão do IFRS. Para que uma ação extensionista obtenha êxito, ela terá que promover, desde a sua concepção, o diálogo com a comunidade a ser atendida, o impacto na formação do estudante e promover a transformação social.

Projetos Indissociáveis: Essas ações trabalham características da Pesquisa, Ensino e Extensão de forma conjunta e têm como objetivo contribuir para o desenvolvimento e a disseminação de ações para a melhoria e o aperfeiçoamento dos arranjos produtivos, culturais e sociais locais, na área de abrangência do campus do IFRS.