Oportunidade
Oportunidade | Estudantes podem participar de seleção para bolsistas
Estudante: está a fim de participar de um projeto extraclasse e em uma área do seu interesse? E além disso, receber uma bolsa financeira? Está no ar novo edital de seleção de estudantes bolsistas em projetos de Pesquisa e Inovação, de Ensino, de Extensão e Indissociáveis. As inscrições vão até 20 de maio de 2022. Os valores das bolsas variam de R$ 200,00 a R$ 400,00.
Veja como funciona a seleção e a inscrição no edital:
⇒ Edital de seleção de bolsistas
Conheça os títulos projetos
Projetos de Pesquisa:
- Ambiente de Inovação do IFRS Campus Farroupilha
- Avaliação da produção de pós metálicos através da reciclagem de cavacos de usinagem pelo processo de moagem
- Controle passivo de vibrações mecânicas em estruturas, usando ligas com memória de forma
- Cria-Educa-IFRS: Um habitat de Inovação e Empreendedorismo que aproxima a Reciclagem ao Ensino das Ciências Exatas na educação básica
- Diálogos entre a História e a Literatura: estudo das obras de Paulina Chiziane (Moçambique) e Conceição Evaristo (Brasil) na perspectiva decolonial
- Educação 4.0 em tempos de pandemia: o que aprendemos com os estudantes e professores dos cursos superiores do IFRS – Campus Farroupilha?
- Glossário bilíngue de informática e ensino de termos técnicos em inglês
- Teorias do currículo e o “Novo Ensino Médio”: implicações sobre as atividades docentes na área das Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, nas escolas estaduais de Farroupilha RS.
Projetos de Ensino:
- Desenvolvimento de Games Virtuais Educativos em LibGDX
- Desenvolvimento de uma Bancada Didática para o Estudo de Modelos Qualitativos de Treliças Planas
- Fábrica de Software: Ambiente para Desenvolvimento de Sistemas de Software como Metodologia de Aprendizagem
- Grupo de Estudos para o Enem
- História e Literatura: entrelaçando saberes no Ensino Médio
- Monitoria de Eletricidade Aplicada 1 para o Integrado em Eletromecânica
- Monitoria de Matemática como ferramenta de ensino visando a aprendizagem mais significativa
- Monitoria indígena: saberes e fazeres em diálogo
- Planos Educacionais Individualizados (PEIs) para estudantes com NEEs
- Tecnologia de Impressão 3D: Uma estratégia para contribuir com os processos de aprendizagem e aproximar discentes das áreas tecnológicas
Projetos de Extensão:
- Leituras e Vivências Afirmativas
- Meninas nas Ciências 2022
- Nepea em Ação (2022)
- Programa de Iniciação Científica da OBMEP/Conexão
- Projeto Spotchecar – Oficinas de Artes
Projetos Indissociáveis:
- A Brinquedoteca do curso de Licenciatura em Pedagogia – Ano 3: Vamos brincar juntos?
- Desenvolvimento de um conjunto experimental para a realização de ensaios quase-estáticos em estruturas
- Labped: Laboratório pedagógico de experiências educativas – Ano 2
- Projeto de um sistema de software para o programa Farmácia Solidária
TÁ, MAS…
🤔 Para você que chegou há pouco, pode estar se perguntando: o que é projeto Pesquisa e Inovação? Projetos de Ensino? De Extensão? E… Indissociáveis?
Vamos lá! Confira a explicação de cada esfera para você entender bem:
⇒ Projetos de Pesquisa e Inovação: Projetos de pesquisa e inovação permitem o contato do estudante com a prática da pesquisa geradora de uma inovação tecnológica (produto ou processo). Representa a introdução do aluno ao desenvolvimento tecnológico e inovação, podendo levá-lo a engajar-se na prática da investigação inovadora. Contribui para o desenvolvimento de atividades científicas, tecnológicas, organizacionais, financeiras e comerciais, sempre sob a orientação e supervisão de um orientador. A iniciação em desenvolvimento tecnológico e inovação caracteriza-se como um meio para a execução de um projeto inovador, partindo-se de uma demanda da sociedade, contribuindo também para a formação pedagógica, levando o discente a aplicar o método científico, visando à introdução no mercado de produtos, processos, métodos ou sistemas tecnologicamente novos ou melhores que os existentes.
⇒ Projetos de Ensino: são ações propostas por professores ou técnicos administrativos, realizadas de forma extracurricular, envolvendo estudantes com vistas à melhoria dos processos de ensino-aprendizagem dos e nos cursos ofertados pelo campus. Essas ações favorecem o desenvolvimento integral dos estudantes, proporcionando experiências significativas de iniciação científica e contribuindo expressivamente para a formação acadêmica dos estudantes.
⇒ Projetos de Extensão: A Extensão atua como uma “ponte” entre o conhecimento acadêmico, científico e tecnológico e a comunidade em que a instituição está inserida. Por meio desse relacionamento, busca articular diversas ações que buscam o desenvolvimento cidadão dos estudantes, o desenvolvimento socioeconômico e local, a superação de desigualdades entre outros objetivos expressos na política de extensão do IFRS. Para que uma ação extensionista obtenha êxito, ela terá que promover, desde a sua concepção, o diálogo com a comunidade a ser atendida, o impacto na formação do estudante e promover a transformação social.
⇒ Projetos Indissociáveis: São ações que englobam as três esferas acima (pesquisa, ensino e extensão) dentro de uma temática.