Início do conteúdo

Estão abertas as inscrições para as oficinas do 7º PEnsE. Participe!


Quer colocar mais experiência em seu currículo? Estão abertas as inscrições para participação nas oficinas gratuitas do PEnsE – 7ª Jornada Científica, Tecnológica e Cultural do IFRS – Campus Farroupilha. As inscrições vão até o dia 16 de dezembro e são abertas ao público. A atividade gera certificado.

As inscrições podem ser feitas no sistema de eventos do IFRS – Campus Farroupilha (é necessário fazer ou criar um login). Confira aqui.

 

São 14 oficinas – presenciais ou virtuais – nos mais diversos temas que ocorrem entre 14 e 16 de dezembro de 2021. Confira abaixo detalhamento de cada uma e inscreva-se:

Terça-feira, 14 de dezembro de 2021

Oficina presencial, dia 14/12, a partir das 8h45, no Auditório do Campus – Bloco 1. Esta oficina objetiva discutir acerca da cultura negra no Rio Grande do Sul, buscando problematizar as ausências das narrativas e culturas negras na história e cultura do Rio Grande do Sul. A atividade conta com a participação do Movimento Negro Raízes, de Bento Gonçalves/RS e visa a promover o debate para a afirmação e reconhecimento das trajetórias e contribuições dos povos negros para uma educação e sociedade antirracista.

Com: Marcus Flavio Dutra Ribeiro e Solana Corrêa (Idealizadores e Coordenadores do Movimento Negro Raízes); Equipe de apoio: Daniela de Campos (Docente de História/ IFRS – Campus Farroupilha), Jesiane Lutz de Carvalho (Estudante do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio; Bolsista do Programa Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS Campus Farroupilha), Maicol Domigues Ferreira Ortiz (Acadêmico do curso de Tecnologia em Processos Gerenciais; Bolsista do Programa Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS Campus Farroupilha), Mônica de Souza Chissini, (Docente da área de Letras; Coordenadora do NEABI/ IFRS – Campus Farroupilha).

Inscreva-se

Oficina presencial, dia 14/12, a partir das 14h, na Sala 105 do Bloco 1. Esta Oficina de Redação tem como objetivo auxiliar na produção textual exigida pelo Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), que se tornou porta de entrada para muitas instituições de ensino superior no país. Pensando na objetividade e na pontualidade estabelecidas como metas da oficina, iremos tratar de aspectos fundamentais para a escrita de um bom texto, analisando a estrutura textual que deve ser seguida, contemplando as exigências feitas, trazendo dicas e exemplos de textos que atingiram excelentes notas.

Com: Daniela da Silva Salles, discente do curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados

Inscreva-se

Oficina virtual, dia 14/12, a partir das 14h. Link estará disponível no sistema de inscrição da oficina.  Pesquisa-ciência e inovação / Sistema Nacional e Internacional de Proteção da Produção Intelectual (Patentes, Marcas, Desenho industrial, Indicação de Origem, direito de autor… ). Importância e História de alguns inventos. Transferência de conhecimento e tecnologias.

Com Mara Zeni Andrade (Pesquisadora Visitante no IFRS – Campus Farroupilha).

Inscreva-se

Oficina virtual, dia 14/12, a partir das 19h. Link estará disponível no sistema de inscrição da oficina. Será oferecida a oportunidade de trabalhar com a plataforma de reuniões e apresentações online, com a possibilidade de transmitir pelo YouTube, Facebook e outras mídias.

Com: Murillo Azevedo (Mestre em Ensino de Ciências e professor no IFRS – Campus Farroupilha); Jenifer Jonson (Estudante do quarto ano de Téc. em Informática Integrado ao Ensino Médio); e  Juliana Junges (Estudante do segundo ano de Engenharia de Controle e Automação).

Inscreva-se

 

Terça e quarta-feira, dias 14 e 15 de dezembro de 2021

*Oficina apenas para os alunos do 2° ano do curso Técnico Integrado em Eletromecânica.

Oficina presencial, dias 14 e 15/12, a partir das 13h30, nos Laboratórios 217 e 215 (bloco 2). Essa oficina tem intuito de ofertar práticas de laboratório para os alunos do curso técnico que não tiveram oportunidade de realizar as aulas durante a pandemia. Circuitos CC: Práticas de Laboratório, associação de resistores, capacitores e indutores. Medição de corrente contínua. Circuitos CA: Práticas de Laboratório, montar, mediar e associar circuitos em corrente alternada.

Com: André Pacheco Meurer (Engenheiro de Controle e Automação, Professor IFRS – Campus Farroupilha), Patrick Escalante Farias  (Engenheiro Eletricista, Professor IFRS – Campus Farroupilha), Rafael Corrêa (Engenheiro Eletricista, Professor IFRS – Campus Farroupilha), Everton Silbeira (Tec. Laboratório do IFRS) e Marcelo Schardong (bolsista, discente do curso de Engenharia de Controle e Automação).

Inscreva-se

Oficina presencial, dias 14 e 15/12, a partir das 19h, no Laboratório 307 – Bloco 3 do campus. Apresentação do software Matlab e sua sintaxe de programação, bem como alguns outros recursos como Simulink e outras ferramentas alternativas.

Com: Frederico Casara Antoniazzi (Engenheiro de Controle e Automação)

Inscreva-se

 

Terça e quinta-feira, dias 14 e 16 de dezembro de 2021

Oficina virtual, Parte 1 – Terça-feira (14-12-2021) das 19h às 22h e parte 2 – Quinta-feira (16-12-2021) das 19h às 22h. Link estará disponível no sistema de inscrição da oficina

A proposta da oficina intitulada “descomplicando a estatística” busca através de um referencial teórico e prático, desmistificar a preconcepção sobre essa área do conhecimento. Ela é dividida em dois momentos, sendo o primeiro teórico e o segundo prático. No primeiro momento são abordados conceitos teóricos da estatística descritiva e inferencial, procurando destacar a sua lógica com ênfase na interpretação de seus resultados e não nas suas fórmulas matemáticas. No segundo momento, é apresentado o software livre Bioestat 5.3, que pode ser acessado pelo endereço: https://www.mamiraua.org.br/downloads/programas/. A partir do uso do Bioestat são feitos vários testes estatísticos referenciados na parte teórica da oficina, como também, construção de gráficos explicativos. Não é necessária a instalação do software para participar da oficina, ficando como opção do participante o uso do programa.

Com: Roberto Valmorbida de Aguiar (Licenciado em Ciências Biológicas, Especialista em Ciências Ambientais, Mestre em Ecologia, Doutor em Agronomia, Pós-Doutorando em Botânica. Professor IFRS – Campus Sertão).

Inscreva-se

 

Quarta-feira, dia 15 de dezembro de 2021

Oficina presencial, dia 15/12, às 8h, sala 212.

A oficina pretende trazer à tona de que forma a Economia está presente em nosso cotidiano, ou seja, contextualizar as ciências econômicas no dia a dia das pessoas. Para tanto, irá trabalhar com importantes conceitos presentes nas políticas públicas, com o objetivo de esclarecer termos específicos da área, desvendando ferramentas, taxas de juros, políticas fiscais e monetárias. Essa oficina também pretende abordar o comportamento do consumidor, famílias e empresas, detalhado o fluxo circular ao identificar como os agentes tomam suas decisões e relacionam-se na produção e distribuição de bens e serviços, escolas de pensamento e a intervenção do Estado na Economia. Nessa direção, a ênfase será na associação entre as situações cotidianas e os princípios que norteiam a visão econômica da realidade.

Com: Paulo Oliveira Junior, formado em Técnico em Contabilidade e Graduado em Economia, pós graduado em Administração e Finanças. Trabalhou por mais de 10 anos em instituições financeiras, atuou em setores admnistrativos e financeiros de empresas privadas e mistas. Qualificações em gestão e liderança. Convidado: Luiz Couto, formado em economia, especialista de investimentos da Bradesco Investimentos, atua em instituições financeiras a mais de dez anos em seguimentos de pessoa física, jurídica e cobrança, experiência de grandes operações de investimento.

Inscreva-se

Oficina virtual, dia 15/12, às 14h.  Link estará disponível no sistema de inscrição da oficina.  Contextualização a respeito do tema Inclusão e Pessoa com deficiência. Qual o papel da escola neste contexto e quais os direitos legais que amparam essa demanda.

Com: Carlos Alberto Nascimento da Cruz, Claudia Maria Mazzotti da Cruz e Jaqueline de Lima (discentes do curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados)

Inscreva-se

Oficina virtual, dia 15/12, às 19h.  Link estará disponível no sistema de inscrição da oficina. Workshop introdutório e com apresentação de exemplos de aplicações de ciência de dados, para posterior execução de um processos interativo de segmentação de clientes em diferentes grupos.

Com: Rodrigo Martini Riboldi (Engenheiro de Controle e Automação egresso do IFRS – Campus Farroupilha, especialista em Indústria 4.0 e especialista em Big Data e Data Science. Cientista de dados na empresa GAVB Consulting | Grupo Boticário).

Inscreva-se

 

Quinta-feira, dia 16 de dezembro de 2021

Oficina virtual, dia 16/12, às 10h (novo horário)Link estará disponível no sistema de inscrição da oficina. O objetivo desta oficina é apresentar o projeto de aula Esquete: rir é um ato de resistência, desenvolvido no componente de Língua Portuguesa III, pela turma de terceiro ano do curso de Administração Integrado ao Ensino Médio no IFRS – Campus Farroupilha, em 2021. Para tanto, pretendemos socializar o percurso e as produções audiovisuais realizadas. Assim, caracterizaremos o gênero esquete e apresentaremos o caminho percorrido pela turma em todas as etapas; desde o estudo, planejamento e elaboração do roteiro até a produção audiovisual e culminância com sessão de apresentações dos esquetes. A atividade objetiva evidenciar o potencial do gênero para a aprendizagem baseada em projetos e refletir sobre a importância do humor em tempos adversos.

Com: Amanda Natália da Silva (Estudante do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio), Eduarda Portella Gallina (Estudante do Curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio) e Mônica de Souza Chissini (Mestra em Educação; Docente da área de Letras/ IFRS – Campus Farroupilha).

Inscreva-se

Oficina virtual, dia 16/12, às 14h.  Link estará disponível no sistema de inscrição da oficina. O projeto “Afirmar para Educar na Diversidade” oportunizou o debate com vistas à sensibilização e enfrentamento da linguagem e das atitudes sexistas, machistas, transfóbicas, homofóbicas, racistas e capacitistas. Como ações do projeto, foram desenvolvidos pelo Grêmio Estudantil e pelo Programa Leituras e Vivências Afirmativas materiais, tais como cards e textos reflexivos para postagens nos perfis dos Núcleos, e foi ofertada uma oficina afirmativa dos Núcleos (NAPNE, NEABI e NEPGS) e CAE, articulados com o Curso de Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados e Grêmio Estudantil, para as três turmas de primeiro ano do Ensino Médio Integrado do nosso campus. Esta oficina tem por objetivo socializar o percurso realizado no projeto e partilhar os materiais gráficos criados pelos bolsistas do Programa Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS – Campus Farroupilha em parceria com o Grêmio Estudantil Anísio Teixeira, além de divulgar as campanhas criadas pelos alunos dos primeiros anos do Técnico Integrado ao Ensino Médio. Objetivamos apresentar as produções e debater acerca das temáticas abordadas de modo a ampliar para toda a comunidade a discussão sobre importância em combater atitudes discriminatórias, promovendo, assim, a educação para a diversidade.

Com: Minéia Frezza (docente da área de Letras no IFRS – Campus Farroupilha); Jesiane Lutz (Estudante do Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio e Bolsista do Programa Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS – Campus Farroupilha); Maicol Ortiz (Estudante do curso Tecnologia em Processos Gerenciais e Bolsista do Programa Leituras e Vivências Afirmativas no IFRS – Campus Farroupilha). Julien Ribeiro (Estudante do Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio).

Inscreva-se

Oficina virtual, dia 16/12, às 16h.  Link estará disponível no sistema de inscrição da oficina. Esta oficina é virtual na plataforma Zoom com três momentos distintos. Primeiramente os participantes e equipe se encontram numa sala onde ocorre uma palestra sobre os exoplanetas, envolvendo a parte histórica, a forma de detectar exoplanetas e o panorama atual das pesquisas desenvolvidas na área. Na sequência, os participantes são distribuídos em grupos menores em salas distintas (na mesma plataforma) junto a equipe de apoio. Nesse momento, a partir da análise de dados reais de observação celestes os participantes fazem exercícios práticos de análise de dados, obtendo resultados (tipo de exoplaneta, tamanho aproximado e velocidade de órbita) que serão interpretados e discutidos neste grupo menor. Por fim todos os participantes são novamente reunidos em plenária, onde são convidados a partilhar as discussões anteriores com os demais participantes. O Palestrante/Moderador encaminhas as discussões de modo a fomentar novas perguntas e conclusões.

Com: Ione dos Santos Canabarro Araujo (professora de Física do IFRS – Campus Rolante), Elcimar Pessoa Rocha (professor de Física do IF Bahia – Campus Eunápolis), Kleber da Luz Bastos (professor de física do IF Amazonas – Campus Manaus Centro) e Nelson Barrelo Jr (prof. colaborador de Física na Universidade Federal Fluminense).

Inscreva-se

Oficina presencial, dia 16/12, às 19h, na Sala 105 do Bloco 1 do campus. Desde 1960 o sintetizador eletrônico é utilizado na música para criação de timbres e efeitos sonoros. Nesta oficina serão apresentados aspectos básicos da matemática, física ondulatória, teoria musical, formas de onda e princípios de eletrônica que regem o seu funcionamento. A oficina também irá oferecer uma experiência subjetiva através da audição dos timbres, efeitos e contextualização do uso nos estilos diversos e na produção musical. Irá proporcionar também um espaço de discussão de possibilidades de uso para o ensino, indicando ferramentas, projetos e experimentos que podem ser desenvolvidos utilizando tecnologias como Arduino e softwares matemáticos, simuladores e outros de produção musical. Requisito: Conhecimentos mínimos de física ondulatória e matemática.

Com: Gustavo Künzel (Professor de Eng. de Controle e Automação do IFRS – Campus Farroupilha, doutor em Eng. Elétrica. Envolvido com música, composição, produção, instrumentos e tecnologia musical desde os 11 anos).

Inscreva-se

Fim do conteúdo