No topo do pódio | Estudantes do campus conquistam classificações no III Concurso Literário do IFRS

Giórgia conquistou 1º lugar na Crônica

Fã de ficções fantásticas e distópicas, a estudante Giórgia Brisotto conquistou o 1º lugar na categoria Crônica do III Concurso Literário do IFRS. Aluna do primeiro ano do curso Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio, ela recebeu o prêmio com o texto A menina da cadeira à frente. Já na categoria Poema, a discente ficou com o 7º lugar, com a poesia Recortes de uma juventude.

O III Concurso Literário do IFRS, que contou com mais de 100 participações de toda instituição nas categorias Poema, Crônica, Conto e Haicai, divulgou os resultados no dia 1º de novembro. Na classificação, Giórgia está acompanhada de colegas de campus:

• Júnior Eduardo Ceccato Censi, do curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas – 3º lugar na categoria Poema, com a poesia Canção do Guerreiro;

• Gustavo Casara Maschio, do Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio – 7º lugar na categoria Conto, com o texto A escolha da Fonte Espectral;

• Júlia Cabral Tamiosso, do Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio – 10º lugar na categoria Haicai, com texto Tão minha cara.

Fala aí, Giórgia

A discente premiada conta sobre seu texto, como foi receber a notícia e suas influências literárias. Confira:

IFRS – Você pode nos contar um pouco mais sobre sua crônica?

Giórgia – A crônica foi sobre uma experiência bem marcante. Eu estava pensando no que eu iria escrever, pois queria uma história realista, mas que eu pudesse desenvolver em cima. Daí tive essa ideia: vou escrever sobre meu primeiro dia no IF. Daí foi indo, fui contando sobre as preocupações e a ansiedade, porque quando cheguei não conhecia ninguém. E sobre o desenrolar daqueles primeiros dias.

IFRS – Como foi pra ti receber a notícia do primeiro lugar?

Giórgia – Nossa, eu não estava esperando. Já tinha ficado nervosa, porque eles estenderam o prazo pra divulgar a classificação, e quando chegou dia 1º de novembro, atualizei tantas vezes aquela página até que finalmente às 18h saiu. Dei de cara no documento e fui olhando: Conto, não foi. Quando cheguei no poema já travei, eu não tinha gostado muito dele e vi o meu nome lá. Daí pulei direto pra Crônica. Nossa! Quando vi o meu nomezinho lá em primeiro lugar, comecei a gritar. Sai correndo pra contar para as minhas irmãs, depois para meus pais. Sorri tanto naquela noite, não sei nem como explicar o quanto fiquei feliz.

IFRS – Quais autores e livros você admira?

Giórgia – Então, gosto muito de ler, mesmo. Adoro fantasia: Percy Jackson, principalmente. Mas também amo suspense. Ano passado, eu era muito viciada em Agatha Christie, mas comecei a ler muito Stephen King também. Outra coisa que aprendi a gostar foi distopia: adoro Jogos Vorazes e simplesmente amei 1984.

IFRS – Você pretende seguir nessa área futuramente?

Giórgia – Olha, é meio complexo seguir na área. Escritor com dificuldades, por aí, é bem comum. Mas sim, quero continuar escrevendo. Não necessariamente viver disso, mas, sim, como uma coisa que me deixa feliz. Mas até pouco tempo atrás não tinha ideia desse “trabalho do futuro” ainda, até que descobri um curso que gostei bastante: Relações Internacionais. E o plano é seguir firme estudando até lá.