Início do conteúdo

Nepgs realiza conversa online com integrantes da Saboaria Popular Las Margaritas


No dia 16 de julho de 2020 o Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) realiza o encontro “Conversa online com integrantes da Saboaria Popular Las Margaritas”. Na ocasião, o núcleo recebe cinco integrantes do coletivo de mulheres para falar sobre a experiência de criação da saboaria, direitos humanos, economia alternativa e trabalho cooperado.

O evento ocorre a partir das 15h via Google Meet, através do endereço meet.google.com/rat-euzm-gsb.

Sobre a Saboaria Popular Las Margaritas

Iniciada em maio de 2020, a experiência vem se constituindo como um coletivo de mulheres organizadas na iniciativa de trabalho artesanal e cooperado. A partir da produção de produtos naturais, ecológicos e medicinais, a saboaria da Las Margaritas busca construir experiências alternativas de economia para as mulheres, baseadas na solidariedade, na autonomia e na autogestão de trabalhadoras livremente associadas e no resgate do conhecimento popular.

A construção dessa frente de trabalho se forja na luta das mulheres que se organizam a partir do MTD – Movimento de Trabalhadoras e Trabalhadores por Diretos e conta com o apoio e participação da Cáritas Diocesana de Caxias do Sul. O nome ‘Las Margaritas’ é inspirado na lutadora Margarida Maria Alves, sindicalista, defensora dos direitos humanos e dos direitos trabalhistas, referência da luta feminista.

A criação da Saboaria Popular é a concretização da união entre mulheres forjada pelas lutas diárias que envolvem laços de solidariedade e as impulsionam a buscar alternativas de geração de renda, visando a subsistência e a autonomia de mulheres que são chefes de família e precisam repensar suas estratégias de sobrevivência, principalmente em tempos de pandemia.

A partir da experiência da saboaria, compreende-se o trabalho como um dos elementos responsáveis pela construção de nossa humanização, como um espaço social de construção coletiva e como princípio educativo.  A saboaria popular Las Margaritas, inspirada nos processos organizativos dos povos latino-americanos, concretiza a ação/reflexão de mulheres trabalhadoras, além da produção de sabões e sabonetes.

 

Fim do conteúdo