Mestrado em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS lança edital de seleção para ingresso de novos alunos

Com nova turma prevista para março de 2024, o Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS lança edital de seleção de alunos. Ao todo, são ofertadas 30 vagas, com reservas de cotas: acesso universal, negros (pretos e pardos), indígenas e pessoas com deficiência (PcD).

Leia atentamente o edital e os anexos, aqui

Assim como os demais cursos do IFRS, o mestrado não tem mensalidades, mas para concorrer a uma das vagas é cobrada uma taxa de inscrição de R$ 150,00. É possível solicitar isenção do pagamento da taxa até 15 de dezembro de 2023. A gratuidade é para pessoas interessadas que comprovem ser membro de família em situação de vulnerabilidade socioeconômica, no que confere a renda abaixo de 1,5 salário mínimo per capita mensal. Veja como solicitar a isenção no edital específico (edital).

O período de inscrições para a seleção, por meio do formulário eletrônico que consta no edital, vai de 02 a 30 de janeiro de janeiro de 2024. O prazo limite para pagamento da taxa vai até 30 de janeiro de 2024.

Para a inscrição, o candidato deve anexar no formulário eletrônico (necessário ter login do Google) os seguintes documentos, que devem estar na extensão .pdf:

a) comprovante de pagamento;

b) pré-projeto de pesquisa (conforme orientações no ANEXO VII) e

c) currículo Lattes atualizado a partir de 02 de janeiro de 2024.

O processo seletivo terá duas etapas:

• A primeira é composta pela avaliação do pré-projeto submetido no momento da inscrição, que deve seguir as orientações descritas no edital e anexos;

• A segunda, após aprovação do pré-projeto, haverá uma entrevista com os candidatos, em data e horários divulgados no site https://ppgtem.ifrs.edu.br/

Confira todas etapas da seleção no edital, como funcionará a seleção e classificação, entre outras informações: leia atentamente o edital e os anexos, aqui.

Sobre o Mestrado

O Mestrado Profissional em Tecnologia e Engenharia de Materiais do IFRS tem Conceito 4 na avaliação da Capes e é multicampi: com aulas nos campi Caxias do Sul, Farroupilha e Feliz do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS). Possui duas linhas de pesquisa:

• Desenvolvimento de Materiais de Engenharia: esta linha de pesquisa científico/tecnológica propõe o estudo de novos materiais, novas aplicações ou melhoria de materiais conhecidos, com o objetivo de aperfeiçoar o desempenho dos materiais, considerando seus impactos ambientais e viabilidade tecnológica.

• Tecnologia da Transformação de Materiais: esta linha de pesquisa propõe o estudo do processo produtivo de materiais, desde as matérias-primas até o produto final. Estuda avanços na transformação de materiais, buscando aumento da eficiência produtiva e desenvolvimento de processos inovadores, visando uma produção sustentável.

Mais informações sobre o mestrado: https://ppgtem.ifrs.edu.br