Meninas têm encontro com as ciências

A história contemporânea está repleta de cientistas femininas: são diversos prêmios Nobel em Física, Química, Biologia, Medicina etc. Foram mulheres as responsáveis, por exemplo, no desenvolvimento de cálculos complexos que levaram o homem ao espaço e, também, por descobertas fundamentais, como a estrutura do DNA e elementos químicos. Os importantes exemplos são muitos, entretanto há uma interrogação: por que as mulheres ainda são minorias nas ciências exatas?

Para minimizar esse contraste e estimular interesses em um ambiente mais tecnológico, o IFRS – Campus Farroupilha promove o projeto de extensão Meninas nas Ciências, que teve início na última segunda-feira, dia 2 de abril. Coordenada pela docente Delma Tânia Bertholdo, a ação realiza oficinas à alunas do 9º ano da rede municipal de Farroupilha. Ao todo serão 64 meninas participantes, divididas em quatro turmas no primeiro e segundo semestre deste ano.

Os encontros terão práticas básicas, em laboratórios, relacionadas à química, eletricidade, robótica, mecânica e, ao fim, visita a uma empresa sob coordenação técnica feminina.

A primeira oficina

Embora ela já pense seguir na área da psicologia, Lara Silveira, 14 anos, aluna da Escola Presidente Dutra, se diz maravilhada com a oportunidade:

“É uma experiência nova, conhecer, aprender e quem sabe mudar de opiniões. Também penso em me divertir, porque parece ser bem legal.”

Curiosa por mexer nos tubos de ensaio e outras ferramentas do laboratório de química, Nadini Colognese, 14, aluna da Escola Oscar Bertholdo, questiona:

“Por que a maioria nessas áreas são homens? Acredito que as oficinas vão nos ajudar a mudar de pensamento, expandir nosso conhecimento e talvez seguir carreira em uma das áreas que vamos aprender.”

Texto e fotos: Assessoria de Comunicação IFRS – Campus Farroupilha – [email protected]