Materiais didáticos produzidos por turma do campus são doados a escolas do município

Neste mês de fevereiro, chegaram até três escolas municipais e estadual de Farroupilha materiais didáticos fabricados pela turma do primeiro ano do curso Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio do IFRS – Campus Farroupilha durante 2023. A iniciativa, capitaneada pela professora Lisiane Trevisan, com apoio da psicopedagoga Ana Paula Pintos Borges Biscaro, produziu objetos a partir de materiais reciclados, EVA, MDF e impressão 3D, com o objetivo de facilitar o processo de ensino e aprendizagem dos alunos do ensino fundamental da Escola Estadual Fanton, da Escola Municipal Cinquentenário e da Escola Municipal Oscar Bertholdo, nas áreas de ciências e matemática.

“Os alunos do curso técnico desenvolveram conceitos relacionados à construção de sistemas/experimentos concretos, através do uso de ferramentas, equipamentos de fabricação mecânica, como furadeira e parafusadeira, além da construção de sistemas elétricos simples. Sistema de manufatura aditiva foram disponibilizados para uso na disciplina, como a impressão 3D, e também, corte e gravação no sistema de corte a laser”, explica a professora.

Antes de os estudantes colocarem a mão na massa, eles precisaram estudar a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para compreenderem os assuntos tratados dentro do ensino fundamental para o território nacional brasileiro e embasar a construção dos materiais.

O projeto contou com a participação dos estudantes voluntários Vítor Dutra (Engenharia Mecânica) e Leonardo Peretti (Engenharia de Controle e Automação), que auxiliaram a turma do Ensino Médio na produção dos materiais.

“Achei que foi muito benéfico a inserção de um aluno da Engenharia. A gente estuda muitos conceitos, porém no início do curso sente falta de algumas atividades práticas. Assim pude aprimorar certas habilidades e rever os conceitos de forma prática com diversos projetos, além de estar auxiliando o professor na organização da turma”, explica Leonardo.

Em 2024, as atividades do projeto de construção de materiais didáticos serão mantidas por meio das atividades extensionistas dos cursos de engenharia. Estudantes (de todos os níveis)interessados em participar do projeto podem entrar em contato com a docente: [email protected]