Licenciaturas do campus promovem aula inaugural de 2022 no próximo dia 5

No dia 5 de abril de 2022, ocorre a aula inaugural dos cursos de licenciatura em Pedagogia e Formação Pedagógica para Graduados Não Licenciados. A atividade será no Auditório do Campus (bloco 1), às 19h, e com transmissão ao vivo pelo YouTube do Campus.

A convidada para ministrar a aula é a professora Carine Winck Lopes, do IFRS – Campus Feliz. A temática, baseada no trabalho de doutorado da docente é “Professores e livros de autoaujuda: o que isso tem a ver com os cursos de formação”. As professoras Daniela de Campos e Samantha Dias de Lima farão a mediação da fala.

Dentro deste tópico, a palestrante lançou, em 2021 o livro Professores & Livros de Autoajuda: Reflexões sobre práticas de leitura na contemporaneidade, que pode ser conferido aqui. De acordo com a introdução da publicação: “trata-se de um convite para compreender o fenômeno de circulação da literatura de autoajuda voltada à Educação por meio da análise das formas como estudantes de cursos de Pedagogia se relacionam com essas leituras, suas motivações e repercussões. Busca-se provocar nos leitores a reflexão sobre a urgência da adoção de uma postura crítico-reflexiva com relação às escolhas de leitura de estudantes em cursos de formação docente”.

Lançamento

No evento, também irá ocorrer o lançamento de um novo livro do IFRS – Campus Farroupilha: “Vocabulário LABPED: Saberes construídos no Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas – Ano 1”. A publicação organizada pela professora Samantha é um dos resultados de mais de um ano do projeto Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas.