Geral
Interséries 2025 dos cursos integrados ao Ensino Médio reuniu estudantes em atividades esportivas, culturais e artísticas
Em um momento de celebração e reconhecimento pelo esforço e dedicação de todos os participantes, na terça-feira, dia 4 de novembro de 2025, ocorreu o encerramento oficial e a entrega das medalhas das Interséries 2025 dos cursos integrados ao Ensino Médio do IFRS – Campus Farroupilha.
Como foi a competição
Entre os meses de julho e outubro, o campus promoveu a edição 2025 das Interséries que, neste ano, trouxe como temática os Jogos Olímpicos do México de 1968. A escolha do tema, de acordo com o organizador e docente de Educação Física, Lucas Souza Santos, destacou o simbolismo dessa edição histórica dos Jogos, marcada por inovações tecnológicas, avanços na igualdade de gênero e manifestações em prol dos direitos civis.
Com uma programação diversificada e inspirada no espírito olímpico, a Interséries 2025 contou, pela primeira vez, com duas etapas de realização, distribuídas entre atividades esportivas, culturais e de gincana. As disputas envolveram modalidades de quadra como futsal, vôlei, basquete e handebol, além de jogos de sala e desafios interativos como FIFA, Valorant, Clash Royale, Enigma, Caça ao Tesouro, Quiz, Dança das Cadeiras, UNO, Circuito, Culinária, Set, Sudoku, Soletrando, Xadrez, Bisca, Truco, Queimada e Pique Bandeira.
Um dos diferenciais desta edição foi a inclusão de um dia exclusivo para atividades artísticas e culturais. As atividades permitiram que os estudantes demonstrassem seus talentos, criatividade e conhecimentos culturais em diferentes formas de expressão, como música, arte (muralismo, criação de medalhas e troféus), teatro, produção de vídeos, entre outros.
Além disso, a edição deste ano também se destacou pelas ações voltadas à responsabilidade social e ambiental, que reforçaram o compromisso do evento com a formação integral dos estudantes. A Ação Social teve como foco a coleta de plásticos laminados — materiais comumente encontrados em embalagens de alimentos — e de guarda-chuvas quebrados, promovendo a conscientização ambiental e o descarte correto de resíduos.
Já a Ação Comunitária, mobilizou as equipes na revitalização da horta do campus, em que cada grupo ficou responsável por cuidar e reorganizar dois canteiros. “A iniciativa valorizou o trabalho coletivo, o contato com o ambiente natural e o cuidado com os espaços comuns da instituição, fortalecendo o senso de pertencimento e sustentabilidade”, comenta Lucas.
Equipes
As equipes representaram as cores da bandeira do México, sendo:
- Vermelho – 2º ano;
- Verde – 3º ano;
- Preto – 4º ano;
- Branco – 1º ano.
Após intensas disputas e demonstrações de espírito esportivo e trabalho em equipe, o resultado final consagrou a Equipe Vermelha (2º ano) como campeã geral da Interséries 2025. Em segundo lugar ficou a Equipe Verde (3º ano), seguida pela Equipe Preta (4º ano) e, em quarto lugar, pela Equipe Branca (1º ano).
O evento foi organizado pela disciplina de Educação Física em parceria com as turmas do 4º ano dos cursos técnicos de Administração, Informática e Eletromecânica integrados ao Ensino Médio, além de contat com a força das bolsistas do projeto de ensino Bora pra Quadra?!, Andréia Pasa e Sara Mello. “Agradecemos a todos/as os/as servidores/as que auxiliaram a realização deste evento”, diz Lucas.
(Texto com informações e fotos: profº. Lucas Souza Santos)






