Avaliação Institucional
Autoavaliação
O Programa de Avaliação Institucional do IFRS é coordenado pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) e pelas CPA Locais de cada campus. As orientações e instrumentos propostos na avaliação institucional apoiam-se na Lei de Diretrizes e Bases 9.394/96 e na Lei 10.861/04, que institui o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), e apresentam como objetivos principais:
- Promover o desenvolvimento de uma cultura de avaliação no IFRS;
- Implantar um processo contínuo de avaliação institucional;
- Planejar e redirecionar as ações da Instituição a partir da avaliação institucional;
- Garantir a qualidade no desenvolvimento do ensino, pesquisa e extensão;
- Construir um planejamento institucional norteado pela gestão democrática e autônoma;
- Consolidar o compromisso social da Instituição.
Para mais informações acesse a página da Subcomissão Própria de Avaliação (SPA) do Campus Farroupilha.
Avaliação externa
Realizadas in loco para fins de credenciamento e recredenciamento da instituição junto ao INEP (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira). É realizada por Comissão Externa de Avaliação Institucional designada pelo próprio INEP. Esta avaliação é realizada para assegurar a qualidade da integração do Instituto com a comunidade em geral.
Avaliação externa de curso
Também in loco, tem objetivo de Reconhecimento e Renovação do Reconhecimento de um curso existente dentro do IFRS.
Avaliação do estudante – ENADE
O objetivo do ENADE é avaliar e acompanhar o processo de aprendizagem e o desempenho acadêmico dos estudantes em relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares do respectivo curso de graduação; suas habilidades para ajustamento às exigências decorrentes da evolução do conhecimento e competências para compreender temas exteriores ao âmbito específico da profissão escolhida, ligados à realidade brasileira e mundial e a outras áreas do conhecimento.
Fontes