Geral
IFRS tem seis trabalhos contemplados no Edital da Fapergs e do CNPQ
O Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) teve seis propostas de pesquisa aprovadas em editais de fomento externo da Secretaria de Inovação, Ciência e Tecnologia do Estado do Rio Grande do Sul, da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Dessas propostas, duas são do Campus Farroupilha.
Confira abaixo os trabalhos do IFRS aprovados:
Contemplados na chamada do CNPq
– Eco-compósito – do Campus Farroupilha, coordenado por Edson Luiz Francisquetti.
– Laboratório Pedagógico de Experiências Educativas (Labped) na formação de professores: movimentando aprendizagens visíveis, do Campus Farroupilha, coordenado por Samantha Dias de Lima.
– CoastSnap RS: monitoramento participativo da linha de costa por meio da ciência cidadã, do Campus Rio Grande, coordenado por Miguel da Guia Albuquerque.
– Rede Onconatura: desenvolvimento de estratégias não-invasivas para o tratamento de câncer cervical baseada em compostos naturais, do Campus Erechim, coordenado por Wagner Luiz Priamo.
Contemplado com fomento da Fapergs
– Centro de Referência em Pesquisa e Inovação – Ibirubá – Estruturação – em parceria com a Prefeitura de Quinze de Novembro e a Agross do Brasil Ltda. Projeto do Campus Ibirubá, submetido por Cristiano Kulman, contemplado no Edital TEC4B 08/2023.
– ClickLabs: Hub de Inovação aberta na Serra Gaúcha. Projeto do Campus Bento Gonçalves, submetido por Shana Sabbado Flores, e contemplado no – Edital 04/2023 – Programa Startup LAB.