IFRS lança o Processo Seletivo 2022/1 para cursos técnicos e de graduação

Estudantes interessados em ingressar em cursos técnicos e superiores do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) já podem se preparar para o Processo Seletivo 2022/1. Está no ar o site oficial da seleção: ingresso.ifrs.edu.br/2022. As inscrições poderão ser realizadas de 27 de setembro a 24 de outubro de 2021. Todos os cursos do IFRS são gratuitos (sem mensalidades), e o início das aulas ocorrerá no primeiro semestre do próximo ano. De 11 a 22 de setembro, está aberta a solicitação de gratuidade na inscrição do Processo Seletivo.

Para quem se inscrever à seleção por sorteio ou pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio, a taxa de inscrição será de R$ 10,00. Para os cursos que terão como forma de ingresso a realização de uma prova, a taxa de inscrição tem o custo de R$ 50,00.

📝 Como solicitar gratuidade da taxa de inscrição

Os candidatos com renda familiar bruta mensal de até R$ 1.650,00 (1,5 salário mínimo) podem solicitar a gratuidade (isenção) da taxaO período para essas solicitações vai deste sábado, dia 11 de setembro, até o dia 22 de setembro de 2021. O documento com orientações para encaminhar o pedido de isenção da taxa foi publicado nesta sexta-feira, dia 10 de setembro de 2021, no site de ingresso do IFRS (Edital nº 73/2021). É importante que os candidatos leiam com atenção o edital.

📝 Conheça os cursos e como será a seleção de estudantes

No Processo Seletivo 2022/1, o IFRS está reservando 80% das vagas para estudantes oriundos de escolas públicas. Essa é uma das alterações realizadas em função da pandemia de Covid-19. Para concorrer nessa reserva de vagas, os candidatos a cursos técnicos integrados e subsequentes ao Ensino Médio devem ter feito todo o Ensino Fundamental em escola pública. Já candidatos a cursos superiores devem ter estudado todo o Ensino Médio em escolas públicas para entrar na reserva. Os demais podem se inscrever igualmente, que concorrerão nas vagas de acesso universal.

Neste ano, foram definidas adaptações no formato da seleção dos candidatos. Confira como será o Processo Seletivo 2022/1 do IFRS:

• Cursos técnicos integrados ao Ensino Médio (são os que permitem a formação de Ensino Médio e técnica profissional ao mesmo tempo, voltados para aqueles estudantes que concluíram o Ensino Fundamental) – a seleção no Campus Farroupilha ocorrerá por prova, que será aplicada no dia 5 de dezembro de 2021. Veja quais são os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio:

• Técnico em Administração Integrado ao Ensino Médio
  • Técnico em Eletromecânica Integrado ao Ensino Médio
  • Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio

• Cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio (permitem a formação técnica para quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) para metade das vagas. Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021. A outra metade das vagas será ocupada a partir de sorteios públicos entre os candidatos que selecionarem a opção “sorteio” na inscrição. Os candidatos também podem optar por concorrer pelas duas formas: nota do Enem e sorteio – basta escolher essa opção no momento da inscrição. Veja quais são os cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio do campus:

• Técnico em Automação Industrial
  • Técnico em Eletrotécnica

• Cursos superiores de graduação (são os cursos de tecnologia, licenciatura e bacharelado, que podem ser cursados por quem já tem o Ensino Médio completo) – a seleção será realizada exclusivamente por classificação a partir da nota obtida no Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Os candidatos poderão utilizar o resultado obtido no Enem das edições de 2016 até a de 2021.  Veja quais são os cursos de graduação do campus:

• Engenharia de Controle e Automação
  • Engenharia Mecânica
  • Licenciatura em Pedagogia
  • Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
  • Tecnologia em Fabricação Mecânica
  • Tecnologia em Processos Gerenciais

📌Cronograma do Processo Seletivo de estudantes 2022/1:

• Período para solicitar gratuidade da taxa da inscrição: 11 a 22 de setembro de 2021 – detalhes no Edital nº 73/2021
  • Publicação dos documentos (editais) com orientações e o detalhamento do Processo Seletivo: 24 de setembro de 2021
  • Inscrições para concorrer no Processo Seletivo: 27 de setembro a 24 de outubro de 2021
  • Prova para os cursos técnicos integrados ao Ensino Médio nos campi que optaram por esse formato de seleção: 05 de dezembro de 2021
  • Sorteio público entre os inscritos: 14 de dezembro

Como acompanhar e saber das novidades: acessar seguidamente o site ingresso.ifrs.edu.br

⚠️ IMPORTANTE LEMBRAR – SOBRE ENSINO REMOTO E INÍCIO DAS AULAS

Todos os cursos técnicos e superiores do IFRS são originalmente presenciais. Porém, as atividades de ensino poderão ocorrer de forma não presencial ou híbrida (quando parte das atividades ocorre presencialmente e parte no formato virtual), devido à pandemia de Covid-19.

O início das aulas será no primeiro semestre de 2022 e está previsto para o dia 14 de março no Campus Farroupilha.