IFRS divulga mapeamento do Processo Seletivo de Estudantes

A relação de candidatos por vaga nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) apresentou aumento com o passar dos anos. Atualmente, os 17 campi possuem uma procura acima de três candidatos por vaga. Essa conclusão está embasada em um levantamento lançado pelo Observatório de Permanência e Êxito do IFRS nesta segunda semana de outubro de 2019. Trata-se de um mapeamento dos estudantes que procuram a instituição nos processos seletivos.

O documento contém informações do período de 2015 a 2019, como origem geográfica dos candidatos, gênero, etnia, turno procurado, forma de ingresso escolhida, números de candidatos por vaga nos diferentes cursos. Outro dado interessante possível de identificar, por exemplo, é que mais de 50% das vagas ofertadas pelo IFRS são à noite e o turno integral é o segundo com maior número de oferta. Em relação aos cursos superiores e subsequentes, a maioria dos candidatos a ingresso opta pela realização da prova do Processo Seletivo de Estudantes da instituição, sendo baixo o número de inscritos para ingresso pela nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

> Acesse aqui o levantamento Dados do Processo Seletivo do IFRS 2015-2019

O diretor de Assuntos Estudantis, Neudy Alexandro Demichei, explica que o material visa dar transparência às informações institucionais e subsidiar avaliações e planejamentos. “Possibilitará ao IFRS avaliar suas políticas de ingresso, planejar ações de inserção junto a grupos sociais e territórios que não estão procurando a instituição, bem como avaliar se, dos que procuram o IFRS, determinados sujeitos não estão conseguindo acessar a instituição”, aponta. Neudy acrescenta que o levantamento poderá ser trabalhado, em conjunto com o Diagnóstico Discente, nos espaços de formação dos servidores, “possibilitando à comunidade do IFRS conhecer quem é o nosso estudante”.

O levantamento dialoga com a Política de Ingresso Discente, o Plano Estratégico de Permanência e Êxito e o Plano de Desenvolvimento Institucional do IFRS. O Observatório de Permanência e Êxito é uma iniciativa da Diretoria de Assuntos Estudantis, vinculada à Pró-reitoria de Ensino (Proen).