Início do conteúdo

IFRS – Campus Farroupilha realiza curso gratuito de gestão de resíduos sólidos industriais


O IFRS – Campus Farroupilha realiza no dia 24 de setembro o curso “Treinamento em Gestão de Resíduos Sólidos Industriais e Elaboração de Planos de Gerenciamento (PGRS)”.

O curso terá lugar no auditório do campus (que fica na av. São Vicente, 785, Bairro Cinquentenário, Farroupilha – RS) e tem como objetivo entender como deve ocorrer a gestão correta dos resíduos gerados pelas empresas, principalmente os perigosos (Classe I), bem como a legislação vigente relacionada ao tema, além de incentivar a reflexão acerca da temática ambiental.

A atividade ocorre das 8h30 às 17h30 e terá como ministrantes:

  • Suliany Marcelino Ordakowski: Graduada em Química Licenciatura Plena e Bacharelado pela PUCRS, especialista em Química Aplicada ao Saneamento pela UNISINOS, especialista em Gestão da Qualidade pela ULBRA e mestre em Qualidade Ambiental pela Universidade Feevale. Experiência em implantação das Normas ISO 9001, ISO 14001, ISO 17025 e OHSAS 18001, bem como em auditorias de qualidade. Atuou como examinadora do Prêmio Qualidade RS (PGQP)por 15 anos e atua no Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento (PNQS) desde 2012. Experiência de mais de 20 anos de docência na área das Ciências Ambientais para cursos técnicos profissionalizantes e treinamento. Realiza pesquisas na área de Educação Ambiental e Gestão de Resíduos Sólidos, com trabalhos apresentados em vários eventos, com destaque no 8º e 9° FIRS (Fórum Internacional de Resíduos Sólidos). Atuou como docente em curso superior na Faculdade QI de Gravataí na disciplina de Responsabilidade Social e Desenvolvimento Sustentável, no MBA de Liderança e Coaching. Empresária da SMO Ambiental, atuando com consultoria, assessoria e treinamento na área ambiental, qualidade e gestão de produtos químicos; e
  • Luiz Fernando Didoné Henz: Possui formação Técnica em Meio Ambiente pelo Curso e Colégio PVSinos, é acadêmico dos cursos de Graduação em Gestão da Produção Industrial pela Universidade Feevale, e Gestão Ambiental pela Faculdade Senac. Empresário atuante no ramo de gerenciamento sustentável de resíduos sólidos industriais há mais de 10 anos. Desenvolve as atividades de consultoria técnica ambiental, na elaboração e execução de licenciamentos ambientais e planos de gerenciamento de resíduos sólidos (PGRS). Possui diversos cursos de aperfeiçoamento, dentre eles: Direito ambiental, Legislação Ambiental aplicada ao negócio, Gestão de Resíduos Sólidos, Licenciamento Ambiental, ISO 14001:2015 –Interpretação da Norma e Auditoria Interna. Ministra o conteúdo de Legislação ambiental no curso de Gestão de Resíduos Sólidos e Licenciamento Ambiental, pela empresa SMO Ambiental. Desenvolve pesquisas em soluções técnicas ambientalmente adequadas e economicamente viáveis para resíduos sólidos industriais, tendo um de seus trabalhos apresentados no 9° FIRS (Fórum Internacional de Resíduos Sólidos). Foi Examinador do Prêmio Nacional da Qualidade em Saneamento pela ABES no ciclo 2018. Participa ativamente de vários congressos, seminários e feiras na área ambiental, como por exemplo: Fórum Internacional – A Sustentabilidade no séc. XXI, Seminário de Legislação Ambiental, III Fórum Internacional de Gestão Ambiental, FIEMA 2012/2014/2016/2018, 9º Fórum Internacional de Resíduos Sólidos(FIRS).

As inscrições são limitadas e podem ser realizadas pelo e-mail [email protected] até o dia 18 de setembro. A atividade fornece certificado.

O curso é uma realização do IFRS – Campus Farroupilha em conjunto com a SMO Ambiental, Renova e Sicredi.

Fim do conteúdo