Início do conteúdo

IFRS – Campus Farroupilha passa a contar com energia solar


Já estão em funcionamento os novos módulos fotovoltaicos do IFRS – Campus Farroupilha. São 168 placas solares de geração de energia limpa instaladas sobre o telhado do Bloco 1 do campus e têm capacidade de gerar cerca de 28% do consumo de energia elétrica da unidade por mês.

Por estar conectado à rede de distribuição, de acordo com o professor Alexandre Bühler, a energia gerada é medida em separado da energia consumida. Ao final do mês, somente a diferença entre consumo e geração é paga. 

“São 55.440 W de potência instalada no campus. Esse sistema é capaz de gerar cerca de 80.000 kWh de energia por ano, o suficiente para atender as necessidades de 33 famílias. A energia solar fotovoltaica é a que representa a maioria dos sistemas de microgeração distribuída no país. Além de ser uma fonte limpa de energia, a fotovoltaica pode auxiliar na geração de eletricidade em tempos crises hídricas, diversificando a matriz energética e diminuindo a conta de luz do consumidor”, explica o docente, que pesquisa o assunto há 16 anos.

Energia limpa nos campi do IFRS

Ao todo, em unidades do IFRS no Estado, serão 18 usinas fotovoltaicas em sete campi (saiba mais). De acordo com o Departamento de Planejamento e Obras do IFRS, o novo sistema sustentável, que utiliza a radiação emitida pelo sol para gerar energia elétrica, poderá evitar a emissão de cerca de 101 toneladas de dióxido de carbono (CO2) por ano.

Mais sobre energia solar no campus

O campus já pesquisa e trabalha há anos, em disciplinas de cursos das engenharias e em projetos de pesquisa, ensino e de extensão, a energia solar. Agora, os estudantes e professores contam com o novo laboratório específico sobre o assunto que ficará localizado atrás do prédio do Almoxarifado. Além de investimentos do IFRS no espaço, os materiais do laboratório são provenientes de edital da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do MEC para ministração das aulas do futuro curso de extensão de especialista técnico em energia fotovoltaica.

Fim do conteúdo