IFRS – Campus Farroupilha completa 13 anos de história

Há 13 anos, o Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Farroupilha abria suas portas para a comunidade, dando início a uma história de excelência no ensino, na pesquisa e na extensão no município farroupilhense. Desde então, a instituição tem se destacado pela oferta de cursos técnicos e superiores, contribuindo para o crescimento e desenvolvimento da educação na região da Serra Gaúcha, em consonância com as características e necessidades da comunidade local.

Ao longo desses anos, o campus, que conta consta com 17 cursos técnicos e superiores em andamento, acumulou diversas conquistas, formando cerca de mil alunos em diferentes áreas e níveis da educação. A qualidade do ensino ofertado pela instituição tem sido reconhecida por órgãos avaliadores, com destaques em conceitos do Ministério da Educação (MEC), no Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) e no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), bem como nas médias alcançadas pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Neste ano, o IFRS – Campus Farroupilha conquistou duas notas máximas em reconhecimento do MEC, nos cursos de Pedagogia e Formação de Professores para Componentes Curriculares da Educação Profissional. Outra recente conquista foi a anuência para abertura do Mestrado Profissional em Educação Básica, o primeiro da área a ser ofertado gratuitamente na Serra. Além disso, recebeu Votos de Congratulações da Câmara de Vereadores pelos 13 anos de educação pública e de qualidade e conquistas (veja aqui).

Fazem parte desta história

Ao longo desses 13 anos, o IFRS – Campus Farroupilha construiu uma equipe composta por mais de 130 professores e técnicos administrativos, que atuam em prol da formação de profissionais competentes e comprometidos com o desenvolvimento da região: “O desempenho e reconhecimentos do campus só são possíveis graças ao comprometimento e empenho de todos os servidores. Farroupilha tem muita sorte de contar com uma equipe de servidores federais do IFRS tão qualificados e dedicados à educação. Vida longa ao IFRS – Campus Farroupilha”, expressa Leandro Lumbieri, diretor-geral do campus.

Desde 2016 pelos corredores, salas e ações do campus, Ana Júlia Schaparini Dillmann, egressa do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio e, atualmente, discente da primeira turma de Pedagogia, compartilha sua experiência no IFRS, ressaltando a qualidade do ensino, a participação em projetos de pesquisa e atividades práticas, além dos laços com professores e colegas. Para ela, a instituição é fundamental em seu crescimento pessoal e profissional, o que a motiva a continuar seus estudos na Licenciatura em Pedagogia: “Durante esse tempo (desde 2016) não só tive um ensino de qualidade, com professores incríveis, mas também pude experienciar momentos únicos, como participar de projetos de pesquisa, trabalhar dentro da instituição e realizar saídas de campo memoráveis. Os laços me levaram a continuar no IF. Os professores me mostram diariamente o amor pela educação e a arte de ensinar. Continuei vivenciando momentos memoráveis, como quando tive a honra de participar do Congresso Nacional da Educação em 2022 e apresentar um projeto de pesquisa que fui bolsista. Quando penso no IFRS, consigo ver o quanto eu cresci, quantas amizades construí e quantos conhecimentos compartilhei. O IF sempre será lembrado por mim com um profundo carinho e gratidão, pois sem dúvidas parte de quem sou hoje veio de tudo que esta instituição me ofereceu e continua oferecendo”.

Egresso da primeira turma de Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, Luis Felipe Mussoi atualmente inicia seus estudos de mestrado na área de Engenharia de Aquicultura (UFSC). Ele, que estagiou em laboratório de polímeros do campus, destaca a excelência da infraestrutura e dos professores qualificados, que o prepararam para a faculdade e proporcionaram experiências práticas enriquecedoras. Mesmo optando por uma nova área, Mussoi ressaltou que os conhecimentos adquiridos em informática continuam sendo úteis em sua carreira: “Tive a chance de enriquecer minha formação com experiências práticas, como participar em um Laboratório de Química, área da qual foi relacionada com meu trabalho de conclusão de curso. As aulas práticas em informática, trabalhar com banco de dados, criação de programas, sites e afins, eram sempre divertidas e interativas. Após formado, decidi ir para uma nova área e optei pela Engenharia de Aquicultura. No entanto, os conhecimentos adquiridos na área de informática, por serem amplamente aplicáveis, continuaram sendo úteis na minha carreira.”

“Fazer parte do campus é se manter renovada”

Uma das primeiras servidoras a atuar no campus, Thais Koch, assistente de alunos, acompanhou de perto todos os 13 anos da unidade farroupilhense do IFRS. Ela ressalta a importância de integrar uma comunidade acadêmica viva e em constante transformação: “Fazer parte da comunidade do Campus Farroupilha é sempre se manter renovada, é saber que a gente nunca tá pronto e sempre sair de nossas acomodações. É estudar e aprender um pouco mais, não no sentido acadêmico, mas no sentido de vida. É se colocar no espírito de fazer parte de algo que é vivo e está sempre se transformando. Temos nossos ingressos de novos alunos anualmente e nunca é um ingresso igual a outro, e a gente faz parte dessa historia. Ver a coisa viva e acontecendo, estar disposto a colocar conhecimentos em prática e aprender: isso é que me mantém feliz, fazer parte do campus“.