[História de Aluno] Um sonho… Um aluno… Um professor!

Aos 25 anos, o professor e ex aluno, Rodrigo Martini Riboldi está formado em Engenharia de Controle e Automação no IFRS- Campus Farroupilha, e atualmente cursa uma especialização focada em Industria 4.0 na UCS.  Ele está agora, presente em nossa instituição como professor, lecionando para as turmas de Técnico em Eletrônica e Técnico em Eletrotécnica, nas disciplinas de Projeto Integrador, Eletrônica Aplicada à Eletrotécnica, Desenho de Circuito Eletrônico e Automação I.

Inicialmente como aluno do IFRS, teve várias experiências que foram muito boas para seu desenvolvimento pessoal e profissional, como bolsas de ensino, apresentações de trabalho em seminários e a participação, mesmo que indiretamente, na criação do FabLab. Ficando apenas três anos como estudante, lamenta não ter vivenciado os maiores crescimentos do Campus nos anos de 2014 e 2015, mas que, mesmo não tendo participado dessa fase, leva muita coisa consigo, como por exemplo a grande relação de amizade e proximidade adquirida com alguns professores.

“O futuro é automatizado”, essa foi a forma como Rodrigo esclareceu seu desejo por cursar engenharia. Em 2011, percebeu que por mais que algumas tecnologias demorassem um pouco mais para chegar aonde moramos, já víamos um constante crescimento de sistemas inteligentes, automatizados e robotizados em todos os lugares onde íamos, sendo assim iriam precisar de mais profissionais o que o levou a tomar esse rumo.

Rodrigo nos conta que após se formar sentiu muitas saudades da escola e da falta de estar no ambiente desafiador da engenharia. Afirma também que com a pós-graduação teve algumas experiências nessa área, mas nada como foi durante a graduação. Por conta dessa saudades, levou a ideia de professor substituto a sério, já que havia oportunidade de atuar como docente perto de casa e na faculdade onde formou-se.

Trabalhando dentro do Instituto, Riboldi, comenta que quer ser o professor que gostaria de ter, “A sensação é de que tenho um dever a cumprir” e que não desistirá da docência após termino do período de substituto. Em nossa conversa, ele comentou que tem muito orgulho de lecionar no Campus Farroupilha, pois Recentemente o IFRS ficou entre as 2000 melhores universidades do mundo, que isso é um reflexo da boa qualidade de nossos profissionais e do excelente ensino dos campi do IFRS.

Como professor, Rodrigo fez uma breve avaliação própria como aluno, classificando-se como um bom estudante, pois sempre buscou fazer o seu melhor e não tentar resolver as coisas pelo caminho mais fácil ou mais curto, mesmo que algumas vezes isso não foi possível devido a alta carga de trabalhos e outras pendencias acumuladas que era necessário ele fazer, mas sempre buscou dedicar o máximo esforço que conseguisse quando realizava alguma atividade.

Agora o Campus Farroupilha faz parte de sua vida diariamente, e não está mais apenas no seu coração e sim no seu roteiro da vida!