[História de Aluno] Pablo e o Goalball de toda a sexta-feira

Aos 37 anos, Pablo Barretti está cursando seu primeiro semestre do Curso de Superior Tecnologia em Processos Gerenciais (TPG) no IFRS – Campus Farroupilha. O atual presidente da Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (AFADEV) nos conta sobre sua experiência com o goalball e como o esporte faz parte da sua vida.

Desde 2007, Pablo pratica o goalball, esporte desenvolvido especificamente para deficientes visuais e única modalidade paralímpica não adaptada. Um dos pioneiros na prática do esporte na região, Pablo conheceu o goalball através de um projeto do Centro Universitário da Serra Gaúcha (FSG) que buscava incentivar pessoas da região a conhecer a atividade, formando assim a primeira equipe de goalball da Serra Gaúcha, com jogadores de Farroupilha, Caxias do Sul e Bento Gonçalves.

Inicialmente, apesar de seu gosto por esportes em geral, Pablo não tinha experiências com o jogo e inclusive “achava muito chato”, mas ao entrar em contato com a prática acabou gostando muito do esporte. Desde seu contato inicial não apresentou dificuldades e o aprendizado foi fácil.

A equipe, composta atualmente por farroupilhenses e caxienses, realiza seus treinos no Clube Juvenil, em Farroupilha, todas as sextas-feiras das 15h às 17h, com participação aberta ao público. A equipe já disputou diversos campeonatos conquistando o primeiro lugar no torneio estadual e o terceiro lugar na competição regional. “Por pouco não fomos para o campeonato brasileiro”, destaca Pablo.

Barretti sempre gostou muito de esporte. Além do goalball fez academia, porém teve que parar em função da falta de tempo. No entanto sempre aproveita as oportunidades de realizar atividades esportivas.

Além das atividades esportivas Pablo participa da Associação Farroupilhense de Deficientes Visuais (AFADEV) desde sua fundação, em 2004, vindo a se tornar presidente alguns anos depois. A Associação oferece serviços de orientação, mobilidade, atendimento especializado entre outras atividades para auxiliar e promover uma melhor qualidade de vida aos deficientes visuais.

O estudante acrescenta que o esporte contribui na vida de qualquer pessoa com deficiência: “o esporte me fez ver e observar coisas diferentes que eu conseguiria fazer novamente, com adaptações”. Entre outros aspectos, o esporte melhora a qualidade de vida e expande o círculo de amizades: “Vamos marcar o futebolzinho? Não, vamos marcar o goalball”, convida Pablo.

[Reportagem: Camila Angela Mugnol e Natalia Perottoni, bolsistas do programa Campus da Gente – Núcleo de Comunicação e Criatividade do IFRS Campus Farroupilha. Foto: Arquivo pessoal de Pablo Barretti. Edição: Sandro Lazari]