[História de Aluno] O Profissional de Informática

Em 19 de outubro é comemorado o Dia do Profissional da Informática. Apesar de não ser reconhecido como feriado nacional, sabemos que estes são profissionais extremamente indispensáveis para a manutenção, suporte e o próprio avanço da tecnologia nos dias atuais.

O Instituto Federal do Rio Grande do Sul – Campus Farroupilha conta com alguns servidores da área para estes feitos, desde o suporte aos docentes, discentes e servidores em geral; criação de softwares e programação dos mesmos; administração de servidores e manutenção de hardware, dentre outros serviços.

João Miguel Erig Bohn foi estudante do IFRS Campus Osório, onde cursou o Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio. Atualmente trabalha como Técnico em Tecnologia da Informação no Campus Farroupilha e, no contraturno, cursa Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

Desde pequeno João já demonstrava interesse pela área. Ele utilizava um antigo notebook de seu pai e, buscando, conhecendo e descobrindo, fora se alfabetizando no mesmo. Com o passar dos anos João notou facilidade em utilizar as ferramentas do computador, tanto que, sempre que possível, ajudava os outros. A oportunidade de cursar o Técnico Integrado ao Ensino Médio surgiu em Osório e, para João, se tornou natural a ideia de seguir no ramo.

A área de Tecnologia da Informação sempre o satisfez, essencialmente por ser um setor que nunca para e está sempre em constante desenvolvimento, com o surgimento de novas necessidades, consequentemente a criação de novas linguagens, sistemas e tecnologias de um modo geral, além de ser o principal alvo de investimentos e pesquisas nos tempos atuais. Todos estes fatores influenciam para esta ser uma área de constante evolução e incapaz de entediar quem com ela trabalha. Apresenta diversas ramificações, diferentes assuntos e variados conteúdos que podem, ou não, interessar o estudante do assunto.

Para João, a formação trazida pela Instituição nos dois cursos foi essencial para o ótimo aproveitamento no mercado de trabalho e para o exercício na função pública. Segundo ele o contínuo esforço dos Docentes e Técnicos Administrativos foi imprescindível no início de sua carreira. Ele agradece a todos os que ajudaram no decorrer de seus estudos.

João destaca a gratificação trazida pela carreira pública, sendo seu principal resultado a prestação de serviços à população. Deste modo sente-se grato por contribuir com o funcionamento daquilo que é indispensável na estrutura pública do país, retribuindo, assim, a tudo aquilo que o Estado lhe proporciona.

[Reportagem, Fotos e Diagramação: Caroline Caprini da Silveira e Natalia Perottoni, bolsistas do programa Campus da Gente – Núcleo de Comunicação e Criatividade do IFRS Campus Farroupilha. Coordenação: Sandro Lazari]