[História de Aluno] Da família para a escola

Aos 18 anos, os irmãos gêmeos Gabriel e Guilherme Farinela estudam juntos no curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) no IFRS – Campus Farroupilha. Com pensamentos parecidos, os estudantes relatam que sua relação familiar não os prejudica em sala de aula. Pelo contrário, esta relação tão próxima os leva a ter um laço mais forte durante a vida acadêmica, principalmente em atividades e trabalhos propostos pelos professores. Além de se apoiarem em sala de aula, essa proximidade os leva a ganhar uma companhia para estudos em áreas não escolares.

A semelhança dos dois é evidente, por isso não é difícil haver confusão das pessoas em geral para definir quem é quem. A dupla conta que a confusão em sala de aula, e até fora dela, é grande por conta disso. A responsabilidade é uma marca dos irmãos já que, segundo eles, nunca usaram essa característica peculiar para fazer travessuras, como trocar de lugar em sala de aula ou fazer alguma peraltice.

Os estudantes consideram o ingresso no IFRS como uma grande conquista. No entanto, para Gabriel a decisão do curso a seguir no ensino superior foi complicada. Na dúvida decidiu que ADS seria o curso que mais encaixa com os seus desejos para a vida profissional. Já Guilherme escolheu o mesmo curso do irmão por questões financeiras, já que, segundo ele a área de TI tem uma boa remuneração.
Apesar de um início um pouco complicado hoje os meninos já tem entre os colegas várias amizades que levam para a vida. Segundo os irmãos o curso os levou a amadurecer, tornando-os mais responsáveis não só nos estudos, mas nos demais aspectos da vida.

Gabriel e Guilherme sentem um grande orgulho de estudar no IFRS – Campus Farroupilha. Segundo eles, poder estudar em uma instituição federal na cidade onde moram é uma grande oportunidade, principalmente esta oferecendo ensino de qualidade.

Estudar para ter uma vida melhor é uma ideia fixa da dupla, que tem planos ambiciosos para o futuro. Para Gabriel o maior objetivo é ser funcionário em uma grande empresa fora do Brasil. Já Guilherme vai além, deseja ser um analista de sistemas do Google.

[A série “História de Aluno” é uma produção do programa Campus da Gente – Núcleo de Comunicação e Criatividade do IFRS Campus Farroupilha. Na produção, as alunas bolsistas Anne Freitas Bittencourt, Caroline Caprini da Silveira, Eduarda Bristot, Natália Müller Abich e Pamela Maria da Silva. Coordenação: Deise Dagnese e Sandro Lazari]