[HISTÓRIA DE ALUNO] Da família para a escola: educação em todos os níveis

Para esta edição do História de Aluno preparamos uma história cheia de familiaridade!

Francielly de Paulo Carati, aos 32 anos, e sua filha Maria Eduarda Carati Har, 16, são alunas do IFRS – Campus Farroupilha. Francielly cursa o segundo semestre do curso superior de Tecnologia em Processos Gerenciais e Maria Eduarda está no 1° ano do Curso Técnico em Informática Integrado ao ensino Médio. As duas ingressaram no campus juntas no Processo Seletivo 2019 e contam que estudaram juntas para a prova, cada uma com seus conteúdos mas sempre dispostas a ajudar uma a outra.

A aluna do curso superior conta que no começo estranhou estudar na mesma escola que sua filha, mas que com o passar do tempo se acostumou com a ideia e agora acha isso ótimo, pois pode acompanhar o desenvolvimento da filha bem de perto. Já para a menina a sensação é muito boa e bem curiosa, pois juntas conversam sempre que podem sobre a instituição e seus docentes, além de compartilharem aprendizado e experiências.

A aluna do curso técnico integrado comenta sobre o orgulho que sente por sua mãe estudar no IFRS: “Me orgulho muito pois era algo que ela queria muito e conseguiu”. Maria Eduarda diz que a vontade que sua mãe sentia de ingressar no Campus Farroupilha acabou a contagiando também, fazendo com que também quisesse estudar na instituição.

“Orgulho é pouco” diz Francielly sobre a filha. “Se todos os jovens tivessem um ensino com a qualidade que o ensino do IFRS tem, teríamos uma geração muito mais capacitada para o mercado de trabalho, pois dentro da instituição são levados em conta muitas coisas, com por exemplo respeitar as diversidades e entender o mundo lá fora. Isso leva os alunos a serem pessoas mais abertas, mais humanas e menos conflituosas, além de apresentar ensino público, gratuito e de qualidade”, afirma a mãe.