[História de Aluno] Confira como foi a mobilidade estudantil de Lucas Tamanini

A expectativa e a ansiedade para pegar a mochila e viajar já estava à mil em maio de 2017. Na época Lucas Ângelo Roman Tamanini, discente do curso de Engenharia de Controle e Automação do IFRS – Campus Farroupilha, soube que havia sido aprovado no edital de mobilidade estudantil da instituição para estudar um semestre em no Instituto Politécnico de Bragança (IPB), em Portugal. Em outubro, ele embarcou para uma nova experiência acadêmica e de vida. Lucas foi o segundo aluno do campus a ser selecionado no Edital de Mobilidade Estudantil do IFRS.

IFRS: Como foram as aulas em Portugal?

Lucas: Essa parceria do IFRS com o instituto de Portugal possibilitou o estudo em disciplinas de graduação, mestrado e estágio. As disciplinas de graduação que cursei foram automação, tecnologia de energia solar e comunicações móveis; a de mestrado foi a de inteligência artificial; e o estágio foi realizado dentro do Laboratório de Controle, Automação e Robótica. Inicialmente tive um pouco de dificuldade com relação ao sotaque, porém como consegui um estágio dentro do próprio instituto, conversava bastante com os colegas portugueses, o que auxiliou bastante. Todas as aulas que participei tiveram um bom a ótimo nível de explanação por parte dos professores, o que oportunizou absorção de conteúdo.

IFRS: Alguma disciplina chamou mais a tua atenção?

Lucas: Gostei bastante da parte de inteligência artificial, pois é um conteúdo que sempre chamou muito a minha atenção, porém achava que o entendimento dos métodos era muito complicado. A oportunidade de realizar a cadeira na instituição oportunizou um conhecimento nessa área muito interessante, contribuindo assim para o aperfeiçoamento profissional.

IFRS: Como foi o estágio?

Lucas: No estágio, tive oportunidade de trabalhar com um grupo de pesquisa de profissionais que estavam, no mínimo, com mestrado em andamento. Possibilitou uma troca de conhecimento de conteúdos diversos, sem contar no auxílio para o desenvolvimento do projeto que o orientador havia proposto. Com relação ao projeto, foi desenvolvido em parceria com outro aluno do IPB que está dando continuidade. A parte que auxiliei a desenvolver era relacionada à simulação de um braço robótico no software V-REP. O software era baseado em uma linguagem desenvolvida no Brasil, chama da Lua. Foi necessário um estudo para entender o funcionamento dela. No final do período do estágio, conseguimos realizar uma simulação com levantamento de trajetória automática, levando em conta objetos que não poderia haver colisão.

IFRS: Além da sala de aula, como foi a experiência no país?

Lucas: No início do intercâmbio, tive um pouco de dificuldade para me acostumar com o ambiente, condições climáticas e me adaptar com a cultura local. Após um curto período, comecei a fazer amizade com o pessoal que trabalhava no laboratório e outros portugueses e brasileiros de várias partes do nosso país e alguns estrangeiros.

IFRS: Essa experiência internacional acrescentou o que para a vida acadêmica e profissional?

Lucas: A oportunidade ofertada pela parceria da instituição possibilitou abranger um conhecimento diferenciado, pois nem todas as cadeiras que cursei são específicas do curso do Brasil, mas correlacionadas. Elas agregaram muito conhecimento. Além disso, estudando em outro país, ganha-se a possibilidade de aprender com um ângulo diferente do acostumado no aqui. Como estava perto de vários países de cultura diferente, aproveitei as férias de lá para ir conhecer alguns países: Espanha, França, Alemanha, Bélgica, República Checa, Polônia, Holanda, Itália, Áustria, Eslováquia, Hungria, Inglaterra, Escócia e Irlanda. Essas viagens, viabilizaram uma volta no tempo, pois foi possível verificar vários detalhes históricos que se estuda no Ensino Médio, vendo com os próprios olhos as relíquias da história.

Confira abaixo algumas imagens das viagens e experiência de Lucas.

[História de Aluno é uma série produzida pelo Setor de Comunicação do IFRS Campus Farroupilha – [email protected]]