Êxito | Primeiros concluintes de Fabricação Mecânica apresentam TCCs

O curso de Tecnologia em Fabricação Mecânica (TFM) apresentou os Projetos Científicos de Conclusão de Curso dos primeiros concluintes de sua trajetória.

A primeira banca de apresentação de projetos, que ocorreu no dia 11 deste mês, foi do estudante Gustavo Marin. Intitulado Análise Assistida por Computador para Reprodução de Defeitos de Injeção: Comparação entre Simulação e Injeção, o trabalho teve orientação do professor Douglas Simon.

“Escolhi esse curso pois já estava trabalhando na área, e quando abriu o curso, em 2020, vi a oportunidade de desenvolver novos conhecimentos. Durante esses 4 anos de curso pude evoluir muito, tanto no aspecto pessoal, quanto no profissional. Tive professores extremamente qualificados e prestativos, que foram fundamentais para a minha formação de qualidade. Além disso, pude ver minha evolução no próprio desenvolvimento do trabalho de conclusão. Apesar de ser um processo desafiador, através do projeto pude mostrar aquilo que o curso me ofereceu unindo ao meu próprio trabalho”, reflete Gustavo.

Confira os demais trabalhos que foram apresentados neste mês:

Durabilidade de Fluídos de Corte Aplicados na Usinagem, do estudante Daniel Carlos Ludwig e orientado pelo professor Edson Luiz Francisqueti.

Análise de Falha em Matriz de Injeção de Sapata, do estudante Guilherme Patzlaff e orientado pela professora Daniela Lupinacci Villanova.

Obtenção de Compósito de PP e Casca de Arroz para Produção de Artefatos de Decoração, do estudante Rafael Soares e orientado pelo professor Edson Luiz Francisqueti.

Desenvolvimento de Nanocompósitos de Poliamida 6 com Retardante de Chamas Não-Halogenados, da estudante Marlise Novak Da Silva e orientada pela professora Eveline Bischoff.

Uso de Resíduos de Pó MDF Da Indústria Moveleira para Fabricação de WCP: Estudo Sobre Utilização de MDF como Carga em Matriz De PP e Aditivos, do estudante Luis André Pelicioli e orientado pelo professor Edson Luiz Francisqueti.

A coordenadora do TFM, Melissa Dietrich da Rosa, que também coorientou os trabalhos de conclusão, se orgulha da jornada do curso e o crescimento acadêmico e profissional dos estudantes que, além dos desafios do mundo universitário, precisaram enfrentar a pandemia: “A defesa dos trabalhos científicos representa não apenas o encerramento de uma etapa acadêmica, mas também o início de uma nova fase na vida profissional dos estudantes. Cada pesquisa reflete não apenas o comprometimento dos alunos, mas também a qualidade do ensino que oferecemos aqui. Tivemos trabalhos que estão contribuindo efetivamente para a melhoria de produtos e processos nas empresas em que trabalham, bem como desenvolvimento de materiais com desenvolvimento ambiental importantes. Quero expressar minha gratidão aos professores orientadores, aos que participaram das bancas e, é claro, aos próprios alunos, pelo empenho.”

Fotos: Arquivo Pessoal/Professora Melissa