Início do conteúdo

Evento on-line “Ciclo de Debates História e Literatura: imagens do feminino” ocorre em maio e junho


Os Núcleos de Estudos e Pesquisas em Gênero e Sexualidade (Nepgs) do Campus Bento Gonçalves e do Campus Farroupilha realizam o Ciclo de Debates História e Literatura: imagens do feminino. O evento virtual será transmitido pelo canal oficial do Campus Bento Gonçalves no YouTube e será divido em cinco encontros, realizados sempre nas quartas-feiras das 18h e 30min às 20h.

Neste evento serão apresentadas obras literárias com protagonistas femininas e suas relações com os contextos históricos em que se situam as narrativas, observando os elementos de gênero presentes em cada época.

O evento é gratuito e as inscrições devem ser realizadas pelo link: encurtador.com.br/jtvO5. Os participantes terão direito a certificado de 10 horas (75% de presença).

Cronograma:

12/05/2021 — Mulheres na Antiguidade Clássica: Helena nas Heroides de Ovídio, com Letícia Schneider Ferreira (IFRS — Campus Bento Gonçalves).

19/05/2021 — O feminino na década de 1970 no Brasil: uma discussão sobre a obra A Bolsa Amarela – Brasil dos anos 1970 de Lygia Bojunga, com Michele Mafessoni (IFRS — Campus Bento Gonçalves).

02/06/2021 — Mulheres no Brasil do Século XIX: Uma análise do conto A Cartomante de Machado de Assis, com Cinara Fontana Triches (IFRS — Campus Farroupilha).

09/06/2021 — Mulheres no Brasil em tempos brutais: o feminino na ditadura civil-militar no Brasil a partir da análise da obra A revolta das vísceras, com Maria Claudia Moraes Leite (PPG História — UFRGS).

16/06/2021 — Mulheres no Continente Africano: o feminino na obra O Alegre Canto da Perdiz, de Pauline Chiziane, com Daniela de Campos (IFRS — Campus Farroupilha).

Para mais informações envie e-mail para [email protected]

 

Texto e imagem: Assessoria de Comunicação do IFRS – Campus Bento Gonçalves

Fim do conteúdo