Estude no IFRS: saiba como solicitar a inscrição gratuita do Processo Seletivo

Os cursos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) são gratuitos, mas para participar da seleção de estudantes é cobrada uma taxa. Aqueles com renda familiar bruta mensal de até 1,5 salário mínimo por pessoa podem pedir a inscrição gratuita (isenção da taxa de inscrição). Ou seja, se a renda da família dividida pelo número de pessoas que moram juntas for menor ou igual a R$ 1.818,00 por pessoa, esse candidato pode solicitar a inscrição gratuita. É necessário fazer o cálculo usando o valor do salário antes dos descontos de impostos ou outros descontos que possam ser feitos (a renda bruta).

📝 Para começar a estudar no IFRS em 2023/1

Para o Processo Seletivo de estudantes 2023/1 do IFRS, ou seja, para começar a estudar no IFRS no primeiro semestre do próximo ano, há vagas para o ensino médio com curso técnico integrado, para cursos técnicos e superiores nos 17 campi do IFRS*. A lista de cursos está publicada no site ingresso.ifrs.edu.br. O período para solicitar a inscrição gratuita tem início nesta segunda-feira, 19 de setembro de 2022, e vai até 27 de setembro.

📝 Valores da taxa de inscrição do Processo Seletivo de estudantes 2023/1:

Para fazer o ensino médio + curso técnico no IFRS (técnicos integrados ao ensino médio): R$ 20,00 (para os cursos que terão seleção por sorteio) ou R$ 40,00 (para a seleção por prova).

Ensino médio em outra escola + curso técnico no IFRS (técnicos concomitantes ao ensino médio): R$ 20,00 (para a seleção por sorteio).

Técnicos para quem já tem o ensino médio completo (técnicos subsequentes ao ensino médio): R$ 40,00 (seleção por prova; ou por prova e nota do Enem) ou R$ 20,00 (seleção por sorteio; sorteio e nota do Enem; ou apenas nota Enem).

Graduação: R$ 60,00 (seleção por prova ou nota do Enem) ou R$ 20,00 (nota do Enem)

Para os cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), não haverá cobrança de taxa, por isso, não é necessário fazer a solicitação.

* O campi do IFRS são localizados em Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga (Porto Alegre), Rio Grande, Rolante, Sertão, Vacaria, Veranópolis e Viamão.

📝 Como solicitar inscrição gratuita

Os detalhes sobre como solicitar a inscrição gratuita estão explicados em um documento, o Edital IFRS nº 111/2022, que está disponível no site ingresso.ifrs.edu.br. É importante ler com atenção todo o documento. Nesse documento também informa qual será a forma de seleção de cada curso.

Após a leitura do edital, o candidato deverá:

• Imprimir e preencher o Questionário Socioeconômico que está publicado junto com o edital (é o anexo II). Há perguntas sobre os dados de identificação e os contatos do candidato e também questões para conhecer a situação econômica da família. Além disso, será preciso escrever alguns parágrafos contando um pouco sobre a vida do estudante: é algo simples e no questionário há perguntas que orientam sobre o que escrever. Por fim, será necessário preencher uma tabela com o valor da renda bruta de cada pessoa da família – lembrando que são as pessoas que residem juntas e que a renda bruta é o salário antes dos descontos de impostos ou outros descontos.
  • É preciso assinar o questionário preenchido. Caso o candidato tenha menos de 18 anos de idade, é preciso também a assinatura do responsável legal.
  • Agora, é necessário tirar uma foto ou digitalizar o questionário preenchido e assinado.
  • Depois, é necessário tirar uma foto ou digitalizar um documento que tenha o número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) do candidato – pode ser a carteira de identidade, o próprio CPF ou a carteira de motorista, se o candidato tiver. O documento não pode ser o dos pais.
  • E será necessário enviar o questionário e a cópia do documento por e-mail para o campus de interesse. O e-mail está no edital.
  • O assunto do e-mail deverá ser preenchido da seguinte forma: “Nome do Candidato – número do CPF do candidato: Solicitação de Isenção PS 2023/1”. Exemplo: “Ana Maria Silva – 99x.000.7×7.-05: Solicitação de Isenção PS 2023/1”

📌 Se o candidato não tiver acesso à internet ou tiver dúvidas sobre como encaminhar o pedido para a inscrição gratuita, pode ir presencialmente até o campus para o qual pretende concorrer à vaga. Lá são disponibilizados computadores para fazer a solicitação e alguém poderá auxiliar. É importante levar um documento que tenha o número do CPFConfira os endereços e horários de atendimento dos campi.

📌Importante

É de responsabilidade do candidato conferir se o pedido de inscrição gratuita foi aceito (deferido), conforme uma lista que será divulgada na página ingresso.ifrs.edu.br a partir do dia 30 de setembro de 2022.

⚠️ Mas atenção: Mesmo que a solicitação seja aceita, será necessário fazer a inscrição no processo seletivo, pelo site de ingressoentre os dias 3 e 24 de outubro de 2022. Após finalizar a inscrição, será gerado o comprovante de isento (para aqueles que não precisarão pagar a taxa) ou então um boleto bancário (para quem não teve o pedido de gratuidade aceito e precisará pagar).

▶️ Leia e esteja atento aos editais e ao site ingresso.ifrs.edu.br.

Confira os endereços e e-mails dos campi