Estudantes e servidores escolhem novos dirigentes do IFRS nesta quinta-feira, dia 5

Ocorre nesta quinta-feira, 05 de outubro de 2023, a consulta eleitoral para os cargos de reitor do IFRS e diretor-geral de campus. A votação será em ambiente virtual pela primeira vez, pelo sistema Helios Voting.

Manual do Eleitor – IFRS 2023

Estudantes e servidores que cadastraram o endereço de e-mail podem exercer esse direito, seguindo as orientações recebidas no e-mail “Dados de acesso para seu voto”. Atenção: a mensagem foi enviada nesta terça-feira, 03 de outubro, mas pode ter parado na caixa de spam. É importante verificar e, no caso de qualquer problema, contatar a comissão eleitoral da unidade.

Será possível votar das 9h às 21h do dia 05 de outubro, a partir de qualquer dispositivo eletrônico. Apesar de não ser obrigatório, é uma oportunidade de contribuir para o futuro da instituição. Quem preferir, poderá procurar o ambiente presencial de votação no campus (porém no horário das 9h às 20h), onde haverá computadores disponíveis – consulte informações com a comissão eleitoral da sua unidade. Presencialmente, será necessário apresentar documento original com foto, podendo ser RG, Carteira de Habilitação, Passaporte, Carteira de Trabalho, Carteira de Órgão de Classe, crachá emitido pelo IFRS ou Carteira de Identificação Estudantil.

Se o eleitor votar mais de uma vez, apenas o último voto será contabilizado.

Apuração dos votos

A apuração dos votos será gerada de forma eletrônica pelo sistema Helios Voting, a partir das 21h do dia 05 de outubro. Haverá transmissão no canal da Comissão Eleitoral Central no YouTube.

Para a contabilização, é usada a média ponderada de votos de cada segmento, atribuindo-se o peso de 1/3 para a manifestação do corpo docente, 1/3 para os votos dos técnicos administrativos e 1/3 para os dos estudantes (confira os detalhes no Regulamento Eleitoral).

O segundo turno somente ocorrerá nas unidades com mais dois candidatos aos cargo de diretor-geral e caso o vencedor do primeiro turno não obtenha índice maior que a soma dos demais.

O voto não é obrigatório, mas  é um direito de estudantes e servidores. Acompanhe a página das Eleições 2023 para saber mais.

> O que é a Reitoria, o que fazem o reitor e os pró-reitores

A Reitoria é o órgão executivo do Instituto Federal, ou seja, deve executar – colocar em prática – o que está previsto em lei para a instituição. Cabe à Reitoria a administração, a coordenação e a supervisão de todas as atividades do Instituto, incluindo os seus campi e a própria estrutura da Reitoria. No entanto, vale lembrar que no IFRS a administração é descentralizada, então cada campus tem autonomia.

Ao reitor compete representar o IFRS, administrar, gerir, coordenar e superintender as atividades da instituição. É o reitor também que preside o Colégio de Dirigentes (formado pelos pró-reitores e diretores-gerais de campus) e o Conselho Superior da Instituição, órgãos máximos de gestão e nos quais são tomadas as principais decisões e providências referentes aos rumos e posicionamentos institucionais. Compete ao reitor ainda formar a equipe gestora da Reitoria, escolhendo os pró-reitores de Administração; Desenvolvimento Institucional; Ensino; Extensão; e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; bem como os diretores sistêmicos, como o de Gestão de Pessoas.

Cada Pró-Reitoria (Administração; Desenvolvimento Institucional; Ensino; Extensão; e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) é responsável por planejar, desenvolver, controlar e avaliar as políticas e ações na sua área.

> O que faz o diretor-geral de campus

O diretor-geral é responsável por administrar o campus. Ele deve acompanhar, supervisionar e avaliar a execução dos planos, programas e projetos da unidade, propondo, com base na avaliação de resultados, a adoção de providências relativas à reformulação desses.

É o diretor-geral também quem preside o Conselho de Campus, que toma as principais decisões na unidade. Compete ao diretor formar a equipe gestora dos campi, escolhendo, entre os servidores da unidade, os diretores ou coordenadores de Administração; Desenvolvimento Institucional; Ensino; Extensão; e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; e também o responsável pela Gestão de Pessoas.