Início do conteúdo

Estrangeiros que realizaram cursos do IFRS a distância de língua portuguesa podem fazer prova presencial


Estrangeiros, imigrantes ou refugiados que realizaram curso de língua portuguesa ofertado pelo Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) no formato a distância poderão realizar a avaliação presencial exigida pelo governo brasileiro para o processo de naturalização. As inscrições estão abertas e poderão ser encerradas quando as vagas forem preenchidas. O objetivo é avaliar a capacidade de compreensão, interpretação e comunicação básica na língua portuguesa.

Para se inscrever, é necessário ler o documento com orientações (Edital IFRS nº 093/2021) e acessar o formulário de inscrições (o link do formulário está no Edital). No formulário, serão solicitadas informações solicitadas e uma cópia do CPF; do Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou da Carteira de Registro Nacional Migratório (CRNM); e do Certificado do Curso de Língua Portuguesa on-line ou EaD realizado no IFRS.

As provas presenciais serão realizadas nos campi do IFRS localizados nos municípios de Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Farroupilha e Ibirubá, conforme as seguintes datas e horários:

  • 15 de janeiro de 2022, às 10h – provas presenciais nos campi Bento Gonçalves, Caxias do Sul e Farroupilha
  • 29 de janeiro de 2022, às 10h – prova presencial no Campus Canoas
  • 17 de fevereiro de 2022, às 18h30min – prova presencial no Campus Ibirubá

Esta ação é promovida pelas professoras de português/inglês do IFRS em parceria com a Assessoria de Assuntos Internacionais.

>> Confira este material com orientações para o preenchimento das inscrições.

>> Precisa criar um e-mail? Assista a este vídeo com orientações.

>> Se você tiver dúvidas, poderá enviar no e-mail [email protected].

Fim do conteúdo