[Estágio não obrigatório] É estudante e faz estágio que não é curricular? Então, não fique com dúvidas!

O estudante regulamente matriculado do IFRS – Campus Farroupilha e que busca ou faz estágio não obrigatório – ou seja, que não é parte de uma disciplina específica do seu curso -, deve ficar atento a uma série de regramentos. O estágio não obrigatório pode ser feito a qualquer momento durante o curso.

Requisitos para realização de Estágio não obrigatório

Veja o que é necessário para o estudante realizar seu estágio:

• Matrícula e frequência regular do estudante em curso do IFRS;

• Celebração de Termo de Compromisso entre o estudante, a parte concedente do estágio e o IFRS – como explicado abaixo;

• Compatibilidade entre as atividades desenvolvidas no estágio e aquelas previstas no termo de compromisso;

• Relação entre as atividades do estágio e a proposta pedagógica do curso;

Para não cair em roubada: estágio não obrigatório deve ter remuneração e pagamento de auxílio transporte por parte do contratante.

O início

Após o candidato ser convidado ou passar em uma seleção e ingressar no estágio, chegará ao estudante o Termo de Compromisso, por meio de um Agente de Integração. Caso a empresa opte não ter um agente, o Termo de Compromisso pode ser feito com a Coordenação de Extensão do campus.

Termo de Compromisso de Estágio

O documento é obrigatório, pois formaliza o acordo entre a parte concedente do estágio, o estudante ou seu representante legal e o IFRS. O termo prevê as condições de: adequação do estágio à proposta pedagógica do curso em que o estudante está matriculado; etapa e modalidade de formação escolar do estudante; e ao horário e calendário escolar.

Faz parte do Termo de Compromisso de Estágio: o Plano de Atividades, cujos ajustes são incorporados por meio de aditivos, ao longo da avaliação progressiva do desempenho do estudante.

Assinaturas do Termo: com o termo em mãos, o estudante assina, solicita assinatura da empresa e encaminha o Termo de Compromisso de Estágio, já assinado pelas outras partes, para a Coord. de Extensão do campus. Então, a coordenação revisa o documento (pois o processo é regido por lei) e encaminha para assinatura pelo representante legal do campus em atividade. O encaminhamento do documento pode ser digital escaneado (ou imagens legíveis), já assinado pelas outras partes, por e-mail para [email protected].

Para o mesmo e-mail, o estudante poderá encaminhar, para assinatura, algum aditivo ao Termo de Compromisso e o relatório semestral de atividades de estágio.

Ainda segue com dúvidas?

Você encontra informações clicando aqui. Ou também faça contato pelo e-mail: [email protected]

Mais:

Está procurando vaga de estágio (ou emprego)?