Entenda o processo de escolha dos gestores do IFRS

A eleição para reitor e diretor(a)-geral de campus do IFRS ocorrerá no dia 2 de outubro de 2019 nos 17 campi e na Reitoria. Para a comunidade entender melhor o processo, vale conferir algumas informações:

Quem pode votar

A cada quatro anos*, a comunidade acadêmica do IFRS escolhe quem serão seus(suas) próximos(as) gestores(as), em eleições para reitor(a) e para diretor(a)-geral de campus. Estudantes regularmente matriculados e servidores podem votar nos(as) candidatos(as) que consideram o(a) melhor para o futuro da instituição.

Sobre o voto

O voto é secreto e nominal. Apesar de não ser obrigatório, é uma oportunidade de contribuir para o futuro da instituição. A contagem do resultado dá pesos iguais para os votos de cada um dos três segmentos: 1/3 para a manifestação dos professores, 1/3 para a dos técnico-administrativos e 1/3 para a manifestação dos alunos.

Mesmo nas unidades em que há apenas um candidato, é importante que a comunidade acadêmica participe da votação, para legitimar, junto ao Ministério da Educação (MEC) e a toda a comunidade, a escolha dos representantes eleitos democraticamente.

Sobre as candidaturas

Podem inscrever-se como candidatos a reitor(a) e diretor(a)-geral de campus que sejam servidores ativos do IFRS e cumpram requisitos do Decreto 6.986/2009.

Durante algumas semanas antes das eleições, os candidatos e os colegas que o apoiam têm um período destinado à campanha, no qual é possível apresentar propostas, a trajetória profissional do candidato e também ouvir demandas da comunidade.

O mandato dos eleitos tem duração de quatro anos*.

* No IFRS, foi realizada uma consulta eleitoral excepcional no ano de 2018, pois o cargo de reitor ficou em vacância com o falecimento do professor Osvaldo Casares Pinto, que havia sido eleito pela comunidade do IFRS em 2015. O professor Júlio Xandro Heck foi escolhido pela comunidade acadêmica no pleito de 8 de março de 2018 e assumiu o cargo em caráter pro tempore até fevereiro de 2020, para cumprir o restante do mandato do professor Osvaldo.

> O que é a Reitoria, o que fazem o reitor e os pró-reitores

A Reitoria é o órgão executivo do Instituto Federal, ou seja, deve executar – colocar em prática – o que está previsto em lei para a instituição. Cabe à Reitoria a administração, a coordenação e a supervisão de todas as atividades do Instituto, incluindo os seus campi e a própria estrutura da Reitoria. No entanto, vale lembrar que no IFRS a administração é descentralizada, então cada campus tem autonomia.

Ao reitor compete representar o IFRS, administrar, gerir, coordenar e superintender as atividades da Instituição. É o reitor também que preside o Colégio de Dirigentes (formado pelos pró-reitores e diretores-gerais de campi) e o Conselho Superior da Instituição, órgãos máximos de gestão e nos quais são tomadas as principais decisões e providências referentes aos rumos e posicionamentos institucionais. Compete ao reitor ainda formar a equipe gestora da Reitoria, escolhendo os pró-reitores de Administração; Desenvolvimento Institucional; Ensino; Extensão; e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; bem como os diretores sistêmicos, como o de Gestão de Pessoas.

Cada Pró-Reitoria (Administração; Desenvolvimento Institucional; Ensino; Extensão; e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação) é responsável por planejar, desenvolver, controlar e avaliar as políticas e ações na sua área.

O que faz o diretor-geral de campus

O diretor-geral é responsável por administrar o campus. Ele deve acompanhar, supervisionar e avaliar a execução dos planos, programas e projetos da unidade, propondo, com base na avaliação de resultados, a adoção de providências relativas à reformulação desses.

É o diretor-geral também quem preside o Conselho de Campus, que toma as principais decisões na unidade. Compete ao diretor formar a equipe gestora dos campi, escolhendo, entre os servidores da unidade, os diretores ou coordenadores de Administração; Desenvolvimento Institucional; Ensino; Extensão; e Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação; e também o responsável pela Gestão de Pessoas.

Fique atento

Nestas eleições de 2019, há apenas um candidato a reitor, o professor do Campus Porto Alegre Júlio Xandro Heck, que é o atual reitor.  Em alguns campi, há apenas um(a) candidato(a), mas em outros há mais do que um(a). É importante que servidores e estudantes tenham interesse em conhecer mais sobre cada candidato(a), busquem informações sobre suas propostas, contribuam com sugestões e reflitam sobre qual consideram mais preparado(a) para contribuir com o futuro da instituição. O voto é secreto; e estudantes regularmente matriculados e servidores têm essa oportunidade.

Acompanhe as páginas do processo eleitoral no site da Reitoria e dos campi e leia mais orientações no texto  Estudantes e servidores poderão escolher futuros gestores do IFRS no dia 2 de outubro.