Início do conteúdo

Enem recebe inscrições


O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) abriu inscrições para a 22ª edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Interessados poderão se inscrever até as 23h59 do dia 17 de maio, em https://enem.inep.gov.br/participante/. Confira aqui o tutorial de inscrição.

Mesmo quem solicitou a isenção da taxa de inscrição do Enem precisa realizar a inscrição. Para os pagantes, a taxa de inscrição, no valor de R$ 85, deve ser paga até 23 de maio. Até 17 de maio o participante poderá atualizar dados de contato, trocar o município de provas, mudar a opção de Língua Estrangeira e alterar atendimento especializado e/ou específico. Após essa data, nenhuma informação pode ser alterada. As provas serão aplicadas em dois domingos, em 3 e 10 de novembro de 2019.

O sistema de inscrições ao Enem 2019 traz entre as novidades opções de chat com orientações diretas ao participante sobre seu processo de inscrição, além de uma interface mais amigável e que permite upload opcional de foto do inscrito ao perfil.

Outra novidade é que, pela primeira vez, inscritos surdos, deficientes auditivos e surdocegos poderão indicar no sistema, durante a inscrição, o uso do aparelho auditivo ou de implante coclear, o que lhes facilitará a participação em condições adequadas. Em relação à segurança, outra inovação fará com que, neste ano, qualquer emissão de som de aparelhos eletrônicos, ainda que desligados e acometidos em envelope próprio, leve à eliminação imediata de seu portador, para coibir eventuais tentativas de fraude. A revista prévia em todos os lanches levados no dia de aplicação está garantida e também visa maior segurança. Na aplicação, é ainda novidade de 2019 espaço pautado para rascunho da redação e cálculos no final do caderno de questões.

Informações aos participantes – O Sistema Enem reúne todas as ações relacionadas ao Enem 2019, desde a solicitação de isenção, justificativa de ausência, inscrição, acesso ao cartão de confirmação da inscrição (com informação do local de prova), até o acesso aos resultados. Outro canal de informações à disposição dos participantes é o Aplicativo do Enem, que  tem os dados da inscrição, cronograma e alertas, e por onde também é possível conferir o local de prova quando o cartão de confirmação é divulgado, em outubro. Após o exame, o participante tem acesso ao gabarito e até ao resultado. Além disso, o site do Enem traz todo o cronograma, dicas para antes, durante e depois da prova e as perguntas frequentes, que permitem ao participante acompanhar todas as etapas e informações necessárias. Na página do Enem/Portal do Inep o participante ainda encontra toda a legislação do Exame, provas e gabaritos de edições anteriores, matriz de referência, cartilhas de redação e outros documentos.

Enem – O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é realizado anualmente pelo Inep, autarquia do Ministério da Educação (MEC). Avalia o desempenho do estudante e viabiliza o acesso à Educação Superior e a financiamento e apoio estudantil, via Fies. Os dados do Enem também permitem autoavaliação do estudante o desenvolvimento de estudos e indicadores educacionais. O Exame é aplicado em dois domingos e tem quatro provas objetivas, com 180 questões, além de uma redação.

O IFRS e o Enem

A nota do Enem é uma das formas de concorrer no Processo Seletivo de estudantes do IFRS para cursos técnicos subsequentes ao Ensino Médio e para cursos superiores. Acompanhe as novidades no site de ingresso.

 

Acompanhe tudo sobre o Enem 2019

 

Texto do site do Inep – com ajustes

Fim do conteúdo