Início do conteúdo

Em casa, mas não parados: O Curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e o mercado de TI


Devido à epidemia do Covid-19 (Coronavírus) as atividades letivas do IFRS estão suspensas até o dia 03 de julho de 2020, mas isso não significa que nossos servidores e alunos estão parados!

Os professores do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de sistemas (TADS) Guilherme Vaz Pereira, Felipe Martin Sampaio, Rafael Vieira Coelho, Ricardo Augusto Manfredini, Rogério Xavier de Azambuja, Hugo André Klauck, Gustavo Sganzerla Martinez e André Zampieri estão aproveitando o período para realizar encontros virtuais como forma de integração entre alunos do TADS e profissionais da área de Tecnologia de Informação (TI) do campus e externos, tratando de temas relevantes à comunidade do curso. Entre os temas dos encontros, a apresentação do curso, oportunidades de desenvolvimento científico, bate-papo com egressos e o empreendedorismo na área de TI.

As atividades, abertas a toda a comunidade, ocorrem via Google Meet e a cada encontro são recebidos convidados especiais para tratar de cada tema. A gravação do encontro, bem como a apresentação utilizada, ficam gravadas e disponíveis para download.

O próximo encontro ocorre nesta quinta-feira, dia 28 de maio de 2020, a partir das 19h30 e terá como tema o empreendedorismo com foco na área da informática. O evento pode ser acessado pelo endereço https://meet.google.com/jak-iwfg-bcg.

 

Confira os detalhes dos encontros

19-05-2020 (terça-feira)

  • Título da atividade: Bate papo acerca do Projeto Pedagógico do curso de TADS
  • Detalhamento: Apresentação das informações do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. O objetivo desta atividade está no acolhimento dos alunos ingressantes do curso no ano de 2020. Contudo, como este acolhimento não foi realizado nos últimos anos, alunos que ingressaram em períodos anteriores também poderão ter benefícios. Dentre os assuntos que serão abordados nesta atividade, é possível citar: Histórico do curso; Apresentação do corpo docente e coordenação do curso; Apresentação do PPC e Matriz Curricular; TCC e estágio não-obrigatório; Demandas do curso; Assuntos gerais do curso.
  • PDF da apresentação 

21-05-2020 (quinta-feira) (Vídeo com a gravação da atividade)

  • Título da atividade: Oportunidades de pesquisa e desenvolvimento científico no curso de TADS
  • Detalhamento: Seminário com o corpo docente do curso de TADS para a divulgação científica de projetos e oportunidades de pesquisa e inovação, potencializando a articulação de trabalhos de TCC e de disciplinas de desenvolvimento de software do curso com tais iniciativas.
  • PDFs das apresentações: Apresentação inicialFelipe Sampaio; Gustavo Martinez; Rafael Coelho; Ricardo Manfredini

26-05-2020 (terça-feira) (Vídeo com a gravação da atividade)

  • Título da atividade: Bate papo com egressos de cursos de informática do IFRS Campus Farroupilha
  • Detalhamento: Bate papo com egressos dos cursos de informática do IFRS Campus Farroupilha para discussão sobre os cursos da área, mercado de trabalho e da vida pós-formatura.

28-05-2020 (quinta-feira) – 19h30

  • Título da atividade: Bate papo sobre empreendedorismo com foco na área da informática 
  • Detalhamento: Mesa redonda com empresários e profissionais da área da informática como forma de discutir conceitos e estudos de caso de sucesso de empreendedorismo dentro da tecnologia da informação.
  • Link para a vídeochamada: https://meet.google.com/jak-iwfg-bcg

 

Participantes dos encontros

Oportunidades de pesquisa e desenvolvimento científico no curso de TADS

  • Prof. Dr. Felipe Martin Sampaio: Serão abordadas oportunidade em projetos de pesquisa e inovação nas seguintes áreas: (1) desenvolvimento de algoritmos inteligentes para redução de complexidade e aumento de eficiência energética em codecs (codificadores e decodificadores de vídeos digitais para as futuras gerações de padrões de codificação de vídeo (Versatile Video Coding – VVC – e AOMedia Video 1 – AV1); (2) desenvolvimento de protótipos de software e de hardware, utilizando plataformas de Internet das Coisas (Internet of Things – IoT), para o gerenciamento de dados de trânsito estáticos (paradas, linhas, itinerários e horários) e dinâmicos (geolocalização dos ônibus) do transporte público do município de Farroupilha-RS.
  • Prof. MSc. Gustavo Sganzerla Martinez: A área da informática desempenha um papel fundamental na formulação e teste de hipóteses que necessitem trabalhar com grandes quantidades de dados. Uma de suas especializações, a bioinformática, bebe dessa fonte, onde há um grande volume de dados sendo produzidos em laboratórios, necessitando de ferramentas robustas e para tornar os dados relevantes. As arqueias são um domínio de seres vivos que atuam diretamente no aquecimento global. Alguns desses seres vivem em condições extremas e metabolizam muito metano, um gás causador do efeito estufa. A compreensão genética e molecular das arqueias pode iluminar as ciências biológicas e climáticas, dando mais aparato para o combate ao aquecimento global.
  • Prof. Dr. Rafael Vieira Coelho: Serão apresentados quatro projetos, sendo um voltado ao auxílio de alunos no estudo de programação, dois voltados ao uso de redes neurais artificiais para a solução de problemas e um projeto sobre metalurgia. São eles: (1) Monitoria de Programação; (2) Uso de Redes Neurais Artificiais na Diminuição de Evasão de Alunos; (3) Epidemiologia e Patogênese do SARS-Cov-2: uma análise experimental e computacional da Covid-19 na região da Serra Gaúcha (Convênio com a UCS e Secretaria de Saúde de Bento Gonçalves/RS); (4) Simulação do resfriamento de um componente metálico com uso do Método de Diferenças Finitas (MDF) em coordenadas polares.
  • Prof. Dr. Ricardo Augusto Manfredini: Dois projetos serão apresentados: (1) SPEED (Smart Prediction EnErgy Demand), que tem por objetivo propor um modelo de predição de consumo energético que considere as séries temporais longas e curtas deste consumo, para isso propõe um modelo de redes neurais híbrido; (2) IDEAL-TRADE (Apoio à decisão inteligente para negociação em mercados de energia elétrica considerando mercados locais de energia com perto de 100% de penetração de energias renováveis), o qual explora e propõe novas soluções para o apoio à decisão a agentes de pequena dimensão no âmbito da negociação em mercados locais de eletricidade.

Bate papo com egressos de cursos de informática do IFRS Campus Farroupilha

  • Eduardo Balbinot: Egresso da primeira turma (ingresso 2014-01/2017) do curso de ADS do IFRS Campus Farroupilha. Técnico em informática pelo IFRS (2011). Atualmente é coordenador da Coordenadoria de Tecnologia da Informação do IFRS Campus Farroupilha e é aluno do curso de Mestrado Acadêmico em Biotecnologia na Universidade de Caxias do Sul. Linkedin: https://br.linkedin.com/in/ebalbinot 
  • Rafael Canal: Egresso do curso Técnico em Redes de Computadores (ingresso em 2011/2015) e da primeira turma (ingresso 2014-01/2017) do curso de ADS do IFRS Campus Farroupilha. Atualmente é analista de sistemas da empresa TOTVS, com sede em Caxias do Sul. Linkedin: https://br.linkedin.com/in/rafael-canal-732799105 
  • Luan Bolfe: Egresso da primeira turma do curso Técnico em Informática (ingresso 2011) e da segunda turma (ingresso 2015-01) do curso de ADS, ambos do IFRS Campus Farroupilha. Atualmente é sócio das empresas MagnaData e LB Tecnologia. Possui especialização em Engenharia da Internet das Coisas, pela Unileya. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/luan-bolfe-611963169/

Bate papo sobre empreendedorismo com foco na área da informática 

  • Enor José Tonolli Júnior: Graduação em Engenharia Mecânica da PUC-RS – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1985), mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003) e doutor em Administração de Empresas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2009). Possui experiência em Engenharia Mecânica e de Produção, projeto de ferramentas para estamparia e injeção de plástico e processo de fabricação. Atualmente trabalha com empreendedorismo, sistema de informação para a engenharia, gerenciamento de processos de negócios (BPM) e desenvolvimento de produtos. É coordenador executivo do Parque de Ciência, Tecnologia e Inovação da Universidade de Caxias do Sul (TecnoUCS). Linkedin: https://www.linkedin.com/in/enor-tonolli-18796421/ 
    • Sobre o (TecnoUCS): O TecnoUCS tem como objetivo fundamental promover a conexão entre os atores do desenvolvimento, levando para o mundo empresarial, o poder público e a sociedade o conhecimento produzido na Universidade, em forma de Projetos de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), transferência de tecnologia, prestação de Serviços Tecnológicos e desenvolvimento de negócios inovadores de base tecnológica. Site oficial TecnoUCS: https://www.ucs.br/site/tecnoucs/ 
  • Gabriel Zulian: Formado em técnico em informática em 2012 pelo IFRS pólo Vacaria e  Bacharel em Sistemas de Informação em 2017, pela UCS, pólo Vacaria. Sempre foi fascinado pela área da informática, mas ainda não sabia exatamente qual ramo seguir. Até um dia começar a fazer mods para jogos e se apaixonar pela programação. Atua no desenvolvimento de software desde 2012, e trabalha na área desde 2015. Começando a trabalhar por conta própria em 2019. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/gabriel-zulian
  • Mateus da Costa Venâncio: Formado em técnico em informática em 2012 pelo IFRS pólo Vacaria e Bacharel em Sistemas de Informação em 2017, pela UCS, pólo Vacaria. Inspirado pelo irmão mais velho que sempre trabalhou tanto com programação quanto design gráfico, começou a ler apostilas sobre programação e a partir daí começou a programar. Trabalha na área de programação desde 2013, variando entre programação e suporte técnico. Juntando-se ao time da Fabricode em 2019. Linkedin: https://www.linkedin.com/in/mateus-costa-venancio-b465592a/
    • Sobre o Fabricode: Após o desenvolvimento e a venda de alguns softwares para onde trabalhava e para terceiros, vendo que isso podia se tornar produtos de alto valor comercial, Gabriel decidiu arriscar e sair do emprego para aprimorar ainda mais seus sistemas e comercializar em maiores escalas. Foi nessa decisão que chamou seu antigo colega Mateus para o negócio, em Agosto de 2019. Mateus que já trabalhava na área e vendo o potencial que já tinham e poderiam ter, aceitou a proposta de aprimorar e desenvolver novos sistemas. Em outubro do mesmo ano, após a indicação de um cliente, um outro cliente/investidor com projetos de grande amplitude apareceu, foi nesse momento que a Fabricode foi realmente formalizada para poder atender as novas demandas.
Fim do conteúdo