Geral
Em casa, mas não parados: confira as ações dos docentes do campus durante o período de isolamento
Devido à epidemia do Covid-19 (Coronavírus) as atividades letivas do IFRS estão suspensas até o dia 03 de julho de 2020, mas isso não significa que nossos servidores e alunos estão parados!
Confira algumas atividades desenvolvidas pelos professores do campus durante o período de isolamento social.
Atividades extras
Alguns professores estão utilizando a plataforma Moodle, já bem conhecida da comunidade, grupos no WhatsApp e ferramentas de webconferência para disponibilizar materiais extras sobre suas disciplinas, discutir os assuntos e tirar dúvidas.
É o caso dos professores Patrick Farias e Vinícius Rodrigues, entre muitos outros professores do campus. Eles têm disponibilizado materiais e se reunido com suas turmas semanalmente para auxiliar seus alunos a manterem os conteúdos frescos na memória e assim facilitar o retorno às atividades, previsto para o dia 04 de junho de 2020. Além disso, nos encontros virtuais, os alunos ainda têm a oportunidade de se manifestar e conversar sobre dúvidas e anseios que estão enfrentando.
Diálogo e apoio
Além de transmitir o conhecimento, o Campus Farroupilha possui um papel social em sua comunidade, de discutir temas relevantes e também dar apoio aos alunos nesse momento de dúvidas e incertezas.
Com essa visão Daniela de Campos, Denis Gripa, Elisângela Caldas e Minéia Frezza, professores dos cursos técnicos integrados ao Ensino Médio do campus, organizam encontros virtuais através de chamadas de vídeo com algumas de suas turmas. O foco destes encontros, em primeiro lugar, é a abertura de um espaço de diálogo, para que através da escuta seja possível conversar sobre como alunos e professores estão encarando o período de isolamento social.
A partir dos desdobramentos deste diálogo e do interesse das turmas, se estabelece um assunto a se debater no encontro seguinte, a partir da indicação de alguma série ou filme a ser assistido. Um dos temas debatidos, por exemplo, foi a importância da ciência na sociedade, principalmente em tempos de uma crise de saúde pública que afeta todo o planeta como a vivida atualmente.
Segundo Denis, este é um período em que a atuação do professor vai além da sala de aula: “Neste momento, darmos atenção especial ao bem-estar psicológico dos estudantes é tão importante quanto qualquer aprendizado possível neste período.”
Produção de conteúdo
O período de isolamento social é também uma ótima oportunidade de se dedicar ao aprofundamento de estudos e na utilização do conhecimento para entender a situação atual.
Além de disponibilizar conteúdos extras para os alunos, a professora Melissa da Rosa, que é coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas em Gestão e Educação Ambiental (Nepea) do campus, está produzindo conteúdo para o Instagram do núcleo, abordando assuntos relativos à temática ambiental alinhada à questão do Coronavírus.
Melissa, que também é coordenadora do Curso Superior de Tecnologia em Fabricação Mecânica, busca incentivar os alunos do campus a enviarem depoimentos acerca de suas expectativas, os motivos que levaram a escolha do curso e a sua vivência em sala de aula. Todo esse material pode ser conferido no Instagram do curso.
Manutenção do vínculo
Os professores Gisele Schwede, Jefferson Almeida, Luciane Viegas, Melina Benincasa, Minéia Frezza e Samantha Lima, do Curso de Licenciatura em Pedagogia, procuram não só distribuir o conteúdo extra aos alunos, mas também manter os vínculos criados.
As atividades de socialização e discussão se dão por meio de encontros virtuais semanais, com o objetivo de acolher as demandas trazidas pelos alunos, assim como também discutir temas vinculados à educação no momento atual.
Os encontros são temáticos e desenvolvidos a partir de vídeos de curta duração (animação, entrevista, filme, documentário, etc.). A ideia do grupo é de que um ou dois professores fiquem responsáveis pelo encontro do dia, mas com a presença de todos os professores nos encontros como convidados e participantes. O objetivo é conversar sobre temáticas vinculadas ao campo educacional e com aquilo que está sendo vivenciado no momento diante a epidemia.
Além do campus
Alguns professores do campus têm utilizado o período tanto para interagir com suas turmas quanto para levar o que é desenvolvido no Campus Farroupilha para outros campi do IFRS e mesmo para outras instituições.
As professoras Anelise D’Arisbo e Carolina Chaves, do Curso Superior de Tecnologia em Processos Gerenciais, participam do IFRS Contribui, projeto do Campus Viamão que busca auxiliar autônomos, pequenos empreendedores, cooperativas e demais vocações sociais e produtivas neste momento crítico causado pela pandemia, em forma de dicas, sugestões e melhores práticas relacionadas à área de gestão divulgadas no site e redes sociais do IFRS.
Além disso as duas professoras participam da organização do Desafio Criativo Covid-19 do IFRS, evento que busca encontrar soluções para o enfrentamento da epidemia do Coronavírus, e de tratativas para a aproximação do Campus Farroupilha com entidades da área de gestão.
O coletivo do Curso de Licenciatura em Pedagogia também atua durante o período em diversas ações que levam o nome do campus para além de sua estrutura física:
- Ações de formação pedagógica com a Secretaria Municipal de Educação de Farroupilha;
- Projeto de apoio às famílias via redes sociais criado para Pedagogia do IFRS;
- Participação junto ao Fórum Gaúcho de Educação Infantil – participação em plenárias e produção de lives para todas as redes com educação infantil do país;
- Participação em lives de outros Cursos e Campus;
- Participação na Formação Pedagógica Continuada no nosso campus (via moodle) – Projeto de Ensino voltado para servidores do Campus;
- Continuidade dos projetos de pesquisa, ensino e extensão
- Pesquisa: Projeto de Pesquisa Formação, constituição e atuação docente do professor iniciante da rede municipal de educação de Farroupilha/RS;
- Extensão: Brinquedoteca do curso de Pedagogia: espaço de ensino, aprendizagem e formação docente;
- Continuidade do trabalho do PIBID – Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à docência.