“É muito lindo poder ver o campus cheio de vida novamente”, comenta estudante sobre o primeiro semestre de 2022

Foram dois anos de incertezas, atividades remotas, poucas ações presenciais… A pandemia mudou a rotina de 2020 e 2021 por completo. Porém, o ano de 2022, com o avanço da vacinação, possibilitou o campus se reencontrar. A utilização de máscaras e demais cuidados sanitários se tornaram parte da rotina. As aulas, os projetos, as bolsas, enfim, a atividade habitual do campus, no entanto, voltaram a ser totalmente presenciais após dois anos.

Retomou-se, neste primeiro semestre de 2022, o dia a dia in loco, para alegria dos estudantes e servidores do IFRS – Campus Farroupilha: “Foi um semestre que todos tiveram que se reorganizar e se adaptar ao presencial, principalmente os estudantes. Para todos, foi um semestre de muitos desafios, voltamos com muitos protocolos e, claro, depois vieram algumas flexibilizações, mas foi bem positivo. Os alunos puderem conviver um com o outro, que é um ganho bem grande”, ressalta Thais Koch, coordenadora da Assistência Estudantil, e que acompanha de perto o cotidiano dos estudantes.

Para o diretor de Ensino do campus, Patrick Farias, o semestre ocorreu sem contratempos devido à atenção dos estudantes e servidores aos protocolos e o empenho da instituição para que a infraestrutura atendesse o Plano de Contingência do IFRS. O professor também comenta que é notória a felicidade da comunidade do campus com a retomada 100% presencial: “Estávamos com saudades de ver e fazer atividades presenciais. Em agosto, retornaremos com as energias recarregadas para tocar este segundo semestre, fazer o que a gente gosta, que é estar dentro de sala de aula e em contato com os estudantes.”

Do presencial ao isolamento… e de volta ao campus

O curso de Pedagogia, em 2020, era uma das grandes novidades, não só do campus, mas para o município, pois era um curso já muito esperado pela comunidade. Após apenas um mês de aulas, o coronavírus chegou na região, e o isolamento e a suspensão de atividades se impuseram. “Temos três turmas em andamento, uma ingressante em 2020, que teve apenas quatro semanas de aulas antes da pandemia, uma ingressante em 2021, já de forma totalmente remota, e a última neste ano, de forma presencial. As três experiências nos mostram o quanto é potente o contato físico, as trocas em sala de aula, as orientações próximas recebidas dos professores e todos os benefícios da estrutura física do nosso campus“, conta a professora Samantha Lima, coordenadora do curso.

Por outro lado, a docente ressalta que essas mudanças impostas pela pandemia – do presencial ao remoto e retorno ao presencial – revelam novas dificuldades para alguns discentes: “O tempo de deslocamento e de permanência nas aulas, cinco vezes por semana à noite não têm sido fácil, pois a maioria das estudantes no nosso são mulheres que possuem jornada de trabalho dentro e fora de casa. No sistema de ensino remoto conciliavam as atividades com um pouco mais de flexibilidade. Também o próprio custo de transporte encareceu muito as viagens das cidades do entorno do campus. Mas pedagogicamente falando, só tivemos ganhos com esse retorno. A volta às aulas presenciais, tão esperada por nós professores, e por muitos estudantes, trouxe a possibilidade dos encontros físicos no campus, as interações entre pares, as metodologias interativas para a aprendizagem entre outros aspectos pedagógicos positivos.”

A estudante Pamela Maria da Silva, do quarto ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, experienciou todo o ciclo pandêmico: o pré, o durante e o agora. “É um grande alívio poder voltar a ver os professores, os colegas e a circular pelo campus. Depois de dois anos de ensino remoto e híbrido, todo mundo começa a valorizar mais a presença de todos no mesmo espaço. Pelo menos pra mim, não existe nada que substitui esse contato olho a olho”.

O ensino remoto e hibrido, para a estudante, foram importantes para a segurança dos estudantes e dos servidores: “E foi por isso que valeu a pena esperar por um retorno seguro e bem planejado, que não fosse atrapalhar os planos de ensino. E é muito lindo poder ver o campus cheio de vida novamente, com gente conversando nos corredores, os professores dando aula e todo mundo trocando experiências. Espero que o próximo semestre seja tão maravilhoso quando esse, e que todos os alunos e servidores possam construir cada vez mais conhecimento”.

De olho no Calendário Acadêmico

• Julho| 2022

25 a 29 – Exames (CFP, PED e TFM)

29 – Professores: Data limite para fechamento de notas no SIA/SIGAA e entrega dos PEIs ref. 1° semestre Cursos Subsequentes e Superiores