Direção-Geral do campus lança comunicado sobre segurança no campus

A Direção-Geral do IFRS – Campus Farroupilha, preocupada com a segurança da comunidade acadêmica que frequenta a instituição, vem tomando providências para prevenir riscos à segurança.

Confira a nota da direção do campus:

O hediondo fato ocorrido na cidade Blumenau unido aos subsequentes relatos de ameaças injustificáveis a escolas de outros municípios, invariavelmente, deixam-nos consternados e mais atentos à segurança de nossos estudantes nas instituições de ensino.

É de extrema importância destacar que não há qualquer elemento que justifique a preocupação com a segurança ou mesmo riscos à comunidade do IFRS – Campus Farroupilha. Nossa instituição, como de costume, sempre esteve preocupada com esse fator e, em face dos últimos acontecimentos, está ainda mais atenta para tais situações. Assim, mesmo sem qualquer indício de alerta, a Direção-Geral do campus buscou apoio da Brigada Militar, que é o órgão competente pela segurança pública não só no entorno das escolas, mas de toda a comunidade gaúcha.

Em ofício encaminhado ao Comandante do 36° Batalhão de Polícia Militar – BPM, solicitamos informações sobre quais ações ou medidas a Brigada Militar do nosso município pode tomar para melhorar a segurança de todas nossas escolas, em especial do IFRS – Campus Farroupilha. Além disso, também solicitamos orientações, na forma de palestras e treinamentos, por exemplo, para nossos alunos e servidores, bem como protocolos para serem empregados em eventuais situações atípicas.

Ademais, cabe ressaltar que nosso campus possui uma estrutura de segurança condizente com as atuais necessidades e orçamento, tais como: portaria 24 horas; portões de acesso fechados durante os horários de aula; uso de uniformes por alunos dos cursos técnicos integrados (Ensino Médio), impossibilidade de alunos menores de idade de deixarem as dependências do campus sem a autorização dos responsáveis; controle de acesso dos veículos através do uso de adesivos de identificação; e câmeras de vigilância em todos os blocos, laboratórios, áreas de convivência e estacionamento.

Sendo assim, para garantir que tenhamos um ambiente seguro, é imprescindível que TODOS façam a sua parte, em especial, seguindo as seguintes orientações:

• Estudantes dos cursos técnicos integrados (Ensino Médio) DEVEM usar ao menos uma peça de uniforme, caso contrário receberão advertências.
  • Estudantes e Servidores que utilizarem o estacionamento do Campus  DEVEM estar com o veículo identificado com adesivo (que pode ser retirado na recepção do campus). Caso não o identifiquem com o adesivo poderão ser impedidos de entrar no campus pelo tempo necessário e conforme a disponibilidade da portaria, para averiguar se são alunos ou servidores da instituição.
  • Qualquer aluno ou servidor flagrado com objetos não condizentes com as atividades acadêmicas serão imediatamente suspensos e o Campus informará as autoridades competentes, como Brigada Militar e Conselho Tutelar.
  • Qualquer tipo de “brincadeira”, “pegadinha”, trote, piada ou assemelhados sobre o tema de segurança da comunidade no ambiente institucional ou virtual, SERÁ imediatamente encaminhado às autoridades competentes (Brigada Militar e Conselho Tutelar) e posterior suspensão.

Para concluir, a Direção-Geral tem audiência agendada para o próximo dia 17 de abril, com o comando da Brigada Militar de Farroupilha, para conversar e discutir possibilidades para garantir e melhorar a segurança de todos nossos alunos e servidores.

Direção-Geral do IFRS – Campus Farroupilha