Cursos de Engenharia de Controle e Automação e Eng. Mecânica promovem ações extensionistas na Escola Municipal Cinquentenário

Durante esse primeiro semestre de 2024, dezesseis estudantes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação e Engenharia Mecânica do IFRS – Campus Farroupilha tiveram a nova experiência de ações de extensão no currículo. As atividades, orientadas pela professora do campus Lisiane Trevisan, ocorreram junto à Escola Municipal Cinquentenário.

As iniciativas

Em dois encontros, os estudantes do nono ano da escola participaram de atividades organizadas pela turma de Eng. Controle e Automação. Um das propostas foi a construção de um painel composto por botões e um temporizador. O objeto foi utilizado para uma competição lúdica estilo “Passa ou Repassa”. Outra atividade com a turma foi a competição de carrinhos de ratoeira, construídos com materiais reutilizados. Usando conceitos da física para pulsionar o carrinho, a iniciativa instigou os estudantes da escola a trabalharem de conceitos de medição de distância percorrida pelo objeto, tempo e cálculo de velocidade para diferentes pisos.

Já a turma de Engenharia Mecânica produziu dois bancos para a escola, feitos com pallets doados pela empresa ING Guindastes, e que foram doados à escola vizinha do campus.