Coordenação de Desenvolvimento Institucional divulga os dados da Pesquisa de Demanda 2022

A Coordenação de Desenvolvimento Institucional do IFRS – Campus Farroupilha publicou a compilação de dados da Pesquisa de Demanda realizada durante 2022. A iniciativa tem o objetivo de indicar quais novos cursos a comunidade tem interesse que sejam ofertados pelo IFRS – Campus Farroupilha, além de levantar dados para avaliação da instituição sobre cursos já abertos. A pesquisa foi respondida por cerca de 700 pessoas: estudantes, pais de alunos e professores (do IFRS e de outras instituições de Farroupilha), por representantes de empresas da indústria, comércio e serviço da cidade e de entidades municipais.

Conheça a compilação de dados completa da Pesquisa de Demanda 2022, clicando aqui

Confira alguns dados que são destaques da pesquisa:

• A maioria dos respondentes são estudantes, jovens e adolescentes, de 12 a 20 anos;

• O ensino presencial, à noite (para cursos técnicos subsequentes ou concomitantes ao ensino médio e superiores) e pela manhã (para cursos técnicos integrados ao ensino médio) são os preferidos dos respondentes;

• Nas demandas por cursos técnicos, item respondido por 361 pessoas, a maioria dos respondentes prefere cursos integrados e/ou concomitantes ao ensino médio, em áreas como Informática e Comunicação, Gestão e Negócios. Os cursos apontados como preferenciais são: Informática, Administração, Marketing, Mecânica, Eletrônica, Informática para Internet e Programação de Jogos Digitais.

• Nas preferências por cursos superiores de licenciaturas, a Pedagogia continua sendo a preferência do público respondente. Os outros cursos que figuram como preferenciais nas licenciaturas são: História, Matemática e Letras/Inglês.

• A pesquisa listou diversas possibilidades de cursos de bacharelados e tecnologias nas áreas de Informática e Comunicação; Gestão e Negócio; Mecânica e Materiais; Elétrica e Eletrônica. Confira no documento da pesquisa os cursos preferidos pela comunidade.